Apoie o DCM

Queiroga diz que Coronavac deve ser utilizada apenas em crianças e adolescentes

Marcelo Queiroga usa máscara PFF2, óculos de grau e cabelos brancos.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

De acordo com ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a vacina Coronavac deve ser utilizada apenas em crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos. A medida é devido o fim da emergência sanitária, declarado por ele na noite de domingo (17), em cadeia de rádio e TV. O anúncio do fim da emergência sanitária pelo ministro da Saúde foi, inclusive, criticado por especialistas.

Queiroga anunciou a mudança em relação à Coronavac na manhã desta segunda-feira (18), em entrevista em Brasília. Ele fez o pedido para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize por mais um ano para esse público o uso emergencial da Coronavac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, mesmo com o fim da emergência sanitária em saúde.

O esquema primário em adultos não foi incluído pela pasta no pedido. A agência reguladora ainda precisa aprovar essa solicitação.

Leia mais:

1. VÍDEO – Mourão ri sobre investigação de tortura na ditadura: “Os caras já morreram”

2. Índice de preço dos alimentos atinge o maior valor em 100 anos

3. Ministros do Superior Tribunal Militar faziam piadas sobre tortura na ditadura, diz historiador

Queiroga explicou a mudança sobre a Coronavac

“Ainda não se conseguiu colecionar evidências científicas suficientes para que esse imunizante tivesse o registro definitivo. Para o esquema vacinal em adultos esse imunizante, eu penso e é um consenso em países que tem agências regulatórias do porte da Anvisa, ele não é usado para o esquema vacinal primário”, afirmou Marcelo Queiroga.

Ele completou que o imunizante é “usado para o esquema vacinal primário no Brasil para a faixa etária compreendida entre 5 a 18 anos”. No entanto, ainda de acordo com o ministro, o adulto que ainda falta completar o esquema primário poderá tomar a vacina.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste