Cobrado, Queiroga diz que enviará parecer sobre autoteste nesta semana
O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, anunciou que enviará para a Anvisa nesta semana uma posição sobre o autoteste para Covid-19. Ele vinha sendo cobrado pelo diretor-presidente da agência reguladora, Antonio Barra Torres, que aguarda uma posição do ministério.
A Anvisa ainda precisa aprovar a aplicação do teste de Covid realizado pelos próprios pacientes.
Leia mais:
1. Lula atinge 45% dos votos e vence todos no segundo turno
2. ‘Vai trabalhar”, diz Flávio Dino após ser chamado de gordo por Bolsonaro
3. Vacina previne casos graves da covid mesmo com variante ‘implacável’, lembra Átila
“O autoteste é uma iniciativa que pode se somar ao esforço do Ministério da Saúde”, afirmou Marcelo Queiroga.
O ministro acredita que ampliar a capacidade de testagem na rede privada ajudará neste momento de alta taxa de transmissão da doença no país.
Os autotestes seriam feitos com orientação das revendedoras e em sincronia com o Ministério da Saúde, já que a pasta precisaria computar os dados.
Covid: especialista dá uma semana para sistema de saúde entrar novamente em colapso
Ludhmila Hajjar, médica intensivista e cardiologista que quase se tornou ministra da Saúde, afirmou que com a transmissão da variante Ômicron muito alta “em uma semana os sistemas de saúde deverão entrar em colapso no Brasil”.
Explicou que a CoronaVac foi muito importante no início, para a inexistência de novas variantes, mas não funcionou com a Ômicron:
“O número de infecções aumentará mais ainda nos ambulatórios e provavelmente faltarão mais profissionais da saúde no combate. A maioria dos médicos e enfermeiros foi imunizada com duas doses da CoronaVac e reforço da Pfizer. A CoronaVac foi importantíssima no início, frente a inexistência de outras. Mas ela não protege como as outras em relação a novas variantes”, disse Ludhmila ao jornal O Globo.