Receita vai antecipar restituição do Imposto de Renda ao RS, diz Maria do Rosário

A Receita Federal vai priorizar moradores do Rio Grande do Sul no pagamento da restituição do Imposto de Renda e deve iniciar os depósitos nesta quinta (9), segundo a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ela afirma que recebeu a informação do Ministério da Fazenda e que o governo deve antecipar mais de R$ 1 bilhão.
“Todos e todas que declararam vão receber o recurso independente da faixa”, afirmou a petista. A expectativa era que a Receita priorizasse a ordem de idosos, pessoas portadoras de deficiência e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério, mas a tragédia no estado mudou a ordem.
A Receita já havia alterado o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda para o dia 31 de agosto a moradores de 336 cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas enchentes e que estão em estado de calamidade pública. Também foi adiado o prazo para pagar as duas primeiras parcelas do IR de quem estiver morando nos municípios afetados.
Além das medidas envolvendo o Imposto de Renda, o governo Lula estuda propor a suspensão do pagamento da dívida do estado e reduzir os juros para evitar um gasto ainda maior de recursos em meio à tragédia. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi quem fez o pedido, que é avaliado pela equipe econômica.