Apoie o DCM

Relevância e apoio a Lula disparam no Twitter, diz pesquisa

Reportagem de Maria Luiza Abbott e Marcelo Stoppa no site Os Divergentes.

O ex-presidente Lula ficou em 1º lugar no ranking de relevância e visibilidade dos pré-candidatos no Twitter na semana de 6 a 13 de julho – dominada pela discussão em torno das decisões contraditórias do Judiciário sobre sua libertação no domingo, 8 de julho.Lula obteve uma fatia de 36% do total de relevância dos pré-candidatos no Twitter e, do total de engajamento com as top 20 hashtags, pouco mais de três quartos foram de apoio a ele. O debate em torno do caso influenciou o desempenho de todos os pré-candidatos, impulsionando em especial a relevância daqueles que apoiaram o ex-presidente, segundo indicam as métricas da pesquisa semanal da AJA Media Solutions.

A fatia de relevância e visibilidade do deputado Jair Bolsonaro (PSL) despencou na semana, passando de 25% para 14% do total, mas ele se manteve em 2º lugar no ranking. Em 3º, Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL, que ficou com pouco mais de 12% do total de relevância dos pré-candidatos, seguido de Manuela D’Ávila, pré-candidata do PC do B, que obteve 11,6% na semana. Em 5º lugar, o senador Roberto Requião, pré-candidato do MDB, com quase 5%. Os três tiveram sua visibilidade impulsionada pelos tuítes apoiando o ex-presidente e criticando as decisões contrárias.

O apoio a Lula na semana foi especificado em 143 mil curtidas recebidas pelo perfil @LulaOficial, que também obteve 54 mil compartilhamentos na semana. Em segundo lugar no ranking, o perfil @jairbolsonaro foi apoiado com 84 mil curtidas e 16 mil compartilhamentos no mesmo período. Das 20 hashtags de maior destaque no ecossistema das eleições, nove foram de suporte ao ex-presidente, incluindo #lulalivrejá, #lulalivre, #libertadparalulaya, #obrasilfelizdenovo. Também as imagens de maior relevância e visibilidade no Twitter traduziam sentimento positivo ao ex-presidente – as cinco com melhor colocação no ranking foram de apoio a ele.

(…)

Lula. Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas