Apoie o DCM

Renan Calheiros vai pedir ao WhatsApp dados sobre fake news na pandemia para a CPI

Do UOL:

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) durante reunião da CPI da COVID
(foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A CPI da Covid vai pedir ao Whatsapp que forneça informações sobre desinformação na pandemia de coronavírus e dados sobre contas banidas pelo aplicativo. A informação foi dada pelo relator da comissão de inquérito, senador Renan Calheiros (MDB-AL), em entrevista ao UOL na manhã deste sábado (8). “Ainda não, mas vamos pedir”, afirmou o senador.

A iniciativa se junta a uma série de outras para apurar se houve uma atuação coordenada por empresários, e até por parte do governo, de disseminação de desinformação durante a pandemia de coronavírus.

Renan justificou o pedido que será feito ao Whatsapp com a situação que ele enfrentou com as redes sociais. “Só eu já excluí, em episódios diferentes, quase 30 mil perfis falsos e robôs”, disse Renan.

O caminho anunciado por Renan é semelhante ao que foi iniciado pela CPI das Fakenews no Congresso. A outra comissão de inquérito obteve dados de contas banidas pelo aplicativo do Facebook por violarem as regras de uso durante as eleições de 2018, como disparos em massa de mensagens.

(…)