Apoie o DCM

VÍDEO: Renan confirma que enviará acusações da CPI contra Bolsonaro ao Tribunal de Haia

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que enviará documentos ao Tribunal de Haia. Imagem: Reprodução/Twitter
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que enviará documentos ao Tribunal de Haia. Imagem: Reprodução/Twitter

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, anunciou, nesta quarta-feira (20), que enviará documentos da CPI para o Tribunal de Haia, principalmente em relação às acusações de crimes contra a humanidade.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) é chamado de “Tribunal de Haia” pela localização de sua sede, que fica na cidade de Haia, na Holanda.

“Haja vista a caracterização de crimes contra a humanidade, os documentos também serão remetidos ao Tribunal Penal Internacional, tendo em vista a inação, a incapacidade jurídica das autoridades brasileiras na apuração e punição desses crimes”, disse Renan.

Assista, no final da página, ao vídeo com o anúncio do relator.

Leia mais:

1. Líder icônico do PSDB, Tião Farias pede anulação da filiação de Joice Hasselmann e atrapalha planos de Doria nas prévias

2. CPI da Covid: Bolsonaro será indiciado por crimes de Manaus, Prevent Senior e contra povos indígenas

3. VÍDEO – Gado chama Renan de vagabundo e Bolsonaro aprova: “A voz do povo é a voz de Deus”

A acusação de “crime contra a humanidade” é feita principalmente contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas também contra outras pessoas.

O relatório de Renan Calheiros tem 1.178 páginas e é dividido em 16 capítulos. O total de 67 pessoas e duas empresas estão listadas. Para o senador, mais de 20 crimes diferentes foram cometidos durante a pandemia.

Entre os acusados estão o núcleo duro do governo, aliados do presidente, membros do “gabinete paralelo”, funcionários do Ministério da Saúde, criadores, financiadores e disseminadores de fake news, envolvidos em casos de corrupção na compra de vacinas ou em contratos, o núcleo da Prevent Senior, entre outros.

Assista abaixo ao vídeo em que Renan anuncia que enviará documentos ao Tribunal de Haia.