Apoie o DCM

Repórter do New York Times é alvo de escutas do governo americano após affair com fonte

Reportagem de Michael M. Grynbaum, Scott Shane e Emily Flitter no New York Times, reproduzida no Estadão, conta sobre a relação entre a jornalista Ali Watkins e James Wolfe, assessor sênior da Comissão de Inteligência do Senado que enviou um cartão do Dia dos Namorados e uma pulseira de pérolas para ela.

O caso se transformou em um romance que durou três anos entre a jovem jornalista e o membro do governo com acesso a informações altamente secretas. Wolfe, de 57 anos, foi preso em 7 de junho acusado de mentir aos investigadores sobre seus contatos com Ali Atkins e três outros jornalistas. Ali, repórter do  New York Times em Washington, teve seus registros telefônicos e de e-mail apreendidos pelos investigadores federais.

Segundo a reportagem, com 26 anos, ela foi contratada pelo NYT para cobrir a área de aplicação da lei federal, em dezembro. Diretores do jornal estão examinando seu histórico de trabalho para tentar saber se esse relacionamento influenciou suas reportagens. E o Times também está analisando a decisão tomada por ela, a conselho de seu advogado, de não contar imediatamente aos seus editores sobre carta recebida em fevereiro informando-a de que seus registros haviam sido apreendidos pelos investigadores federais.

Wolfe, que é casado, se aposentou em dezembro após os investigadores o questionarem sobre possíveis vazamentos. Evitar conflitos de interesse é um princípio básico do jornalismo e o envolvimento íntimo com uma fonte é estritamente proibido. Em sua curta carreira, Ali revelou seu relacionamento com Wolfe a seus empregadores – às vezes citando o nome e a posição dele, outras vezes não – mas sempre dizendo que ela não o usou como fonte durante seu relacionamento, informa o New York Times.

E a reportagem complementa: “se o romance com Wolfe era motivo para alarme, isso não foi o bastante para impedir que diversas organizações de mídia contratassem Ali Watkins ou para convencer seus editores a afastarem a jornalista da cobertura da inteligência. Desde que se encontrou com Wolfe em 2013, Ali escreveu matérias sobre a Comissão de Inteligência do Senado para o Político, BuzzFeed News, The Huffington Post e McClatchy, onde uma matéria sua integrou uma reportagem que foi finalista no Prêmio Pulitzer”.

Desde a prisão de Wolfe, Ali Watkins está de férias, diz o texto.

Ali Watkins e James Wolfe. Foto: Reprodução/YouTube/Twitter