Após sanções, Rússia ameaça deixar astronauta dos EUA no espaço

Após os Estados Unidos anunciarem sanções contra a Rússia pela invasão à Ucrânia, o chefe da agência espacial do país do Leste Europeu, Dmitry Rogozin, ameaçou deixar o astronauta norte-americano Mark Vande Hei no espaço, segundo informações do canal norte-americano ABC.
No fim de fevereiro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que ia barrar a exportação de itens de alta tecnologia para a Rússia, com a intenção de afetar a indústria aérea e o programa espacial russo. Rogozin, porém, não gostou da posição dos EUA e respondeu à sanção com publicações nas redes sociais.
De acordo com a emissora americana, o chefe da agência espacial russa publicou um vídeo em que ameaça deixar Vande Hei no espaço e desconectar o segmento russo da Estação Espacial Internacional, projeto que existe há mais de 20 anos com participação da Rússia, Estados Unidos, Japão, Europa e Canadá.
Leia mais:
1- Biden: EUA enviaram mais de 12 mil soldados até fronteira da Rússia para ‘defender a OTAN’
2- Rússia reage a sanções e ameaça cortar fornecimento de gás para Europa
3- Sanções contra o país governado por Putin não param
Mark Vande Hei é o astronauta que passou mais tempo no espaço
Vande Hei é o astronauta que passou mais tempo na estação, que fica a 408 km da órbita da Terra, com 355 dias a bordo. O retorno dele está marcado para o final de março, em uma nave russa, junto de dois cosmonautas do país. A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) não disse nada sobre o assunto até o momento.
O astronauta Scott Kelly, que passou 340 dias na estação, não concordou com a ameaça russa. “É inimaginável que o programa espacial russo abandone no espaço alguém que eles têm a responsabilidade de trazer para casa. Não vejo isso acontecendo”, disse. Kelly ainda trocou farpas com Rogozin nas redes sociais: “Mesmo assim, talvez eles façam isso. Eu não sei”.
O que é pior de aguentar?
— DCM ONLINE (@DCM_online) March 10, 2022