Rússia reage a sanções e ameaça cortar fornecimento de gás para Europa

A medida seria uma resposta às sanções econômicas impostas ao país devido à invasão da Ucrânia

Atualizado em 8 de março de 2022 às 13:56
Guerra da Ucrânia: Rússia ameaça cortar fornecimento de gás para Europa
Foto: AFP

A Rússia ameaçou suspender o fornecimento de gás natural para a Europa por meio do gasoduto Nord Stream 1. A medida seria uma resposta às sanções econômicas impostas ao país devido à invasão da Ucrânia. A ameaça foi feita na noite de segunda-feira (08) feira pelo vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, que é responsável pelos assuntos relacionados à energia.

“Em conexão com as acusações infundadas contra a Rússia … e a imposição da proibição do Nord Stream 2, temos todo o direito de tomar uma decisão espelhada e impor um embargo ao bombeamento de gás através do gasoduto Nord Stream 1, que hoje é carregado em o nível máximo de 100%”, disse Novak, em um discurso televisionado.

Leia também:

1- Russos abrem corredores humanitários em Kiev e outras quatro cidades da Ucrânia

2- Atleta russo que usou símbolo de guerra se defende e questiona ucranianos

3- Banco Mundial aprova pacote de US$ 723 milhões para Ucrânia

Rússia diz que nenhuma decisão foi tomada

Apesar da ameaça, Novak afirmou que nenhuma decisão foi tomada pelo Kremlin. Disse que o gasoduto continua operando em sua “capacidade total”. A dependência da Europa da energia da Rússia tem sido um dos principais fatores considerados pelos líderes da região ao analisar a resposta à invasão da Ucrânia.

Novak afirmou também que a Rússia tem outros compradores para seu petróleo, caso EUA e UE optem pela proibição. Ele também alertou que o movimento poderia ter “consequências catastróficas” para o mercado mundial e previu que o preço do barril poderia chegar a US$ 300.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link