Rússia nomeia general que lutou na Síria para liderar guerra na Ucrânia

Foto. Reprodução
A Rússia nomeou o general russo Alexander Dvornikov, que lutou na Síria, para liderar a guerra na Ucrânia, segundo a emissora britânica BBC hoje (9). Em anonimato, uma autoridade ocidental disse ao canal esperar que “o comando e o controle [da guerra] melhorem”, após desastres promovidos por Moscou na invasão ao país vizinho.
Segundo essa fonte, o general Dvornikov “tem muita experiência em operações russas na Síria”, país que passa por uma guerra civil onde a Rússia apoia o ditador Bashar al-Assad contra grupos rebeldes desde 2015, obtendo sucesso.
A autoridade disse ainda que a invasão russa na Ucrânia tem se chocado com a resistência das tropas de Kiev, mesmo que tenha contingente mais numeroso. “A menos que a Rússia mude suas táticas, é muito difícil ver como podem ter sucesso mesmo nesses objetivos limitados que restabeleceram para si mesmos”, afirmou.
Leia mais:
1; Isolamento da Rússia se reduz. Por Gilberto Maringoni
2; Rússia é suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU; Brasil se absteve em votação
3; Rússia diz que cortará gás de países que não pagarem em rublo
Dvornikov seria o primeiro comandante designado a liderar guerra na Ucrânia
Até o momento, ao menos publicamente, nunca houve um comandante designado para liderar a guerra. Analistas militares russos avaliam que as decisões eram tomadas no âmbito do Estado-Maior das Forças Armadas, sob o comando do general Valeri Gerasimov, mas descentralizadas para generais em campo.
A indicação do general Dvornikov, se confirmada, indica que o presidente Vladimir Putin busca uma solução mais coordenada para uma nova etapa, que já foi anunciada como sendo a conquista das antigas províncias de Lugansk e Donetsk.