Apoie o DCM

Rússia é suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU; Brasil se absteve em votação

Representantes reunidos na ONU.
ONU. Foto: Reprodução

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas decidiu, em votação nesta quinta-feira (07), suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da entidade. A iniciativa foi liderada pelos Estados Unidos, país que tem grande histórico de invasões a outros países, que mantém um presídio político em Guantánamo e que sempre ficou impune por suas ações. A suspensão da Rússia contou com 93 votos favoráveis, 24 contrários e 58 abstenções.

O Brasil optou pela abstenção, junto com países como Índia e Arábia Saudita. A China votou contrariamente à exclusão da Rússia e um de seus representantes afirmou, antes da votação: “A China defende os direitos humanos. (…) Mas nos opomos à politização dos direitos humanos”. Cuba e Irã pronunciarem posicionamentos semelhantes.

O representante chinês acrescentou, ainda, que “um movimento tão apressado irá agravar a divisão na ONU, como adicionar combustível ao fogo”.

Leia mais:

1. Bolsonaro já disse que aborto é decisão da mulher: “Não compete ao outro lado”

2. Bolsonaro cresce, mas ainda é rejeitado por quase metade dos brasileiros, diz pesquisa

3. Lula planeja casar antes do inicio da campanha eleitoral

Estados Unidos iniciou movimento para excluir Rússia

Estados Unidos e seus aliados iniciaram este movimento, conectando a Rússia a autoria das supostas atrocidades na cidade ucraniana de Bucha. Moscou chama a situação de “provocação encenada”.

Imagens que supostamente mostram os corpos de civis mortos em Bucha surgiram alguns dias depois que as tropas russas deixaram a área, ocupada por forças ucranianas após as negociações de paz em Istambul.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link