Apoie o DCM

Rússia e Ucrânia voltam a se reunir para tentar novo acordo de paz

Putin, da Rússia, e Zelensky, da Ucrânia, em montagem
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin (à esq.), e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (à dir.)

Autoridades russas e ucranianas iniciaram negociações na região de Brest, no oeste da Bielorrússia, nesta segunda-feira (7). A delegação da Rússia é liderada pelo assessor do presidente Vladimir Putin, Vladimir Medinsky.

Antes da reunião, Medinsky disse a jornalistas que os dois lados ainda se concentram nas “mesmas questões”: a situação política interna na Ucrânia, aspectos humanitários e questões militares.

Leia mais:

1. Ex-premiê da Ucrânia diz que a Otan planeja Terceira Guerra Mundial contra Rússia

2 – Em discurso, Putin revela qual seu objetivo sobre conflito com a Ucrânia

3 – O Brasil e a guerra na Ucrânia. Por Paulo Nogueira Batista Jr

As negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

A primeira rodada das negociações foi realizada em 28 de fevereiro, quatro dias após a operação militar em larga escala lançada por Moscou para “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia em nome da proteção do povo das duas repúblicas de Donbass, Lugansk e Donetsk, que a Rússia reconheceu recentemente. As conversas iniciais, no entanto, não avançaram.

Na segunda rodada, realizada em 3 de março, os países concordaram em estabelecer corredores humanitários para permitir que civis na Ucrânia deixem as zonas de combate.

No entanto, os esforços no terreno não tiveram sucesso, com ambos os lados acusando-se mutuamente de interromper a evacuação.

Porta-voz de Putin diz que tentará “mais uma vez” acordo com a Ucrânia

Hoje, Medinsky disse que a Rússia e a Ucrânia tentariam “mais uma vez” elaborar os detalhes do esquema de corredores humanitários. “Em todas as cidades onde nos comprometemos a estabelecer esses corredores, nossas forças e as [repúblicas] de Donbass cessaram o fogo”, declarou o assessor presidencial.

Mais cedo nesta segunda, Moscou confirmou que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se encontraria com seu colega ucraniano, Dmytro Kuleba, na Turquia na quinta-feira. Seria parte de um acordo alcançado pelo presidente Vladimir Putin com o líder turco, Recep Tayyip Erdogan.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link