Ex-premiê da Ucrânia diz que Otan planeja Terceira Guerra Mundial contra Rússia

Atualizado em 4 de março de 2022 às 8:42
Maior usina nuclear da Europa sob ataque
Rússia ataca usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa, e gera suspeitas de Terceira Guerra Mundial nuclear. Foto. Reprodução.

Nesta sexta-feira (4), Mykola Azarov, ex-primeiro-ministro ucraniano, afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) planeja desencadear a Terceira Guerra Mundial e usar armas nucleares contra a Rússia.

De acordo com o site de notícias Sputnik, Azarov disse que o plano da Otan para a Ucrânia envolvia o bloqueio de Kaliningrado com a ajuda do exército polonês. A organização também previa a interrupção de forças de paz na Transnístria por resistências do território da Romênia.

Em sua página do Facebook, o ex-premiê declarou: “Há informações de que este plano foi desenvolvido em conjunto com os curadores da OTAN, já que os Estados Unidos já haviam transferido cerca de 5 mil de seus soldados para a Polônia, além do exército polonês. Segundo o plano, eles deveriam bloquear o grupo de Kaliningrado, para que não pudesse avançar para o território atacado do sudeste da Ucrânia”.

Leia mais

1; VÍDEO; Senador dos EUA diz que única forma de acabar guerra é matando Putin

2; “O pior ainda está por vir”, diz Emmanuel Macron após conversa com Putin

3; Após ligação, Bolsonaro e Boris Johnson concordam em pedir cessar-fogo na Ucrânia

Terceira Guerra Mundial em potencial

Na madrugada desta sexta-feira (4), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Ucrânia confirmou que tropas russas tomaram o controle da usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa, após ataque que causou explosões na noite da última quinta-feira (3).

Após o bombardeio, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de “terror nuclear” e de querer repetir a tragédia de Chernobyl, maior acidente atômico da História, ocorrido em 1986.

Em suas redes sociais, ele declarou: “Alertamos o mundo inteiro para o fato de que nenhum outro país, exceto a Rússia, disparou contra usinas nucleares. Esta é a primeira vez em nossa história, a primeira vez na história da humanidade. Este estado terrorista está agora recorrendo ao terror nuclear”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link