VÍDEO: Senador dos EUA diz que única forma de acabar guerra é matando Putin

O senador disse aos cidadãos russos que eles passarão o resto de suas vidas em isolamento se não matarem Putin, também

Atualizado em 4 de março de 2022 às 8:14
Senador dos EUA diz que única forma de acabar guerra é matando Putin
Senador dos EUA diz que única forma de acabar guerra é matando Putin. Foto: Reprodução/Twitter

Um senador republicano chamado Lindsey Grahan disse aos cidadãos russos que eles passarão o resto de suas vidas em isolamento e escuridão, a menos que um deles se apresente para “tirar esse cara”, o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele sugere o assassinato do governante.

O discurso de Graham veio após a notícia de um incêndio na maior usina nuclear da Europa, que a Ucrânia atribuiu a um “bombardeio russo”. “Existe um Brutus na Rússia? Existe um Coronel Stauffenberg mais bem-sucedido nas forças armadas russas?”, disse Graham na noite de quinta (3) no Twitter.

“A menos que você queira viver na escuridão pelo resto de sua vida, ficar isolado do resto do mundo na pobreza abjeta e viver na escuridão, você precisa se esforçar”, acrescentou.

LEIA MAIS:

1 – Terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia já tem data marcada
2 – VÍDEO: Guga Chacra e Sardenberg se estranham e discutem na GloboNews
3 – Embaixada da Ucrânia esclarece rumores sobre episódio com brasileiros

Brutus contra Putin?

Embora Graham não tenha mencionado Putin pelo nome ou especificado exatamente como ele espera que o povo russo o “elimine”, seus paralelos históricos deixam pouco espaço para interpretação.

O Russia Today lembra que Marcus Junius Brutus foi um político romano que traiu e assassinou Júlio César, imortalizado nas últimas palavras do imperador: “Você também, Brutus?”.

Claus von Stauffenberg era um oficial do exército alemão famoso por sua tentativa fracassada de assassinato do ditador nazista Adolf Hitler.

A Rússia reage

A Rússia reagiu aos comentários. O embaixador russo Anatoly Antonov chamou as palavras do parlamentar de “inaceitáveis ​​e ultrajantes”. Ele disse que isso mostra que “a russofobia e o ódio nos Estados Unidos contra a Rússia” subiram de nível e afirmou que Graham estava de fato defendendo um ato de terrorismo para promover os objetivos políticos de Washington.

Moscou teme pelo futuro da nação americana, considerando que pessoas como o senador estão no comando, acrescentou o diplomata russo.

Tentativas de matar líderes estrangeiros não são inéditas na política externa dos EUA. O líder revolucionário de Cuba, Fidel Castro, foi sem dúvida o exemplo mais famoso. Ele foi alvo de várias tramas elaboradas pela CIA.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link