Apoie o DCM

Sakamoto: “Por que só Decotelli será punido se a mentira é instrumento deste governo?”

Da Coluna de Leonardo Sakamoto no UOL:

Bolsonaro e o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli

Carlos Alberto Decotelli mentiu sobre ter um doutorado e um pós-doutorado e está sendo acusado de plágio por sua dissertação de mestrado. Mas o que desconcerta, a esta altura do campeonato, é o governo ter adiado sua posse após tê-lo nomeado devido à repercussão negativa do caso. Pois isso levanta uma incômoda questão: por que esse comportamento apenas com ele?

É grave o caso? Sim, ainda mais para um ministro da Educação. E a sociedade tem o direito de reclamar. Mas é grave um monte de outras coisas envolvendo o alto escalão do governo Bolsonaro.

(…) Se o governo pode manter ministros denunciados, além daqueles que colocam em risco nossa economia xingando parceiros comerciais (Ernesto Araújo) e ameaçando governadores e prefeitos de prisão (Damares Alves), por que não permitir que Decotelli assuma?

(…) Não estou defendendo Decotelli, ele que se responsabilize pelo que fez. Mas vale a pergunta: por que a suspensão de posse ocorreu justamente com o ministro negro apesar de suas práticas não destoarem de uma parte da Esplanada dos Ministérios? Talvez quase cinco séculos de história não resolvida, que moldaram nossas relações sociais, ajudem a explicar.