Apoie o DCM

Sem noção, Jovem Pan exibe imagens de game como se fossem da invasão na Ucrânia

Sem noção, Jovem Pan exibe imagens de game como se fossem da invasão na Ucrânia
Sem noção, Jovem Pan exibe imagens de game como se fossem da invasão na Ucrânia. Foto: Reprodução/Twitter

A cobertura jornalística da invasão da Rússia à Ucrânia teve uma gafe na bolsonarista Jovem Pan News. O canal exibiu um vídeo de uma série de disparos de tiros contra um avião e de mísseis no céu como se fossem imagens do confronto no leste europeu. Não era verdade.

Na verdade o vídeo era parte do jogo do videogame Arma 3, publicado em redes sociais. Durante a edição de quinta-feira (24) Jornal da Manhã, por volta de 9h20, o comentarista Luís Artur Nogueira falava sobre impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia na economia mundial, lembra o site Notícias da TV.

Enquanto ele dava suas opiniões, a tela foi dividida em duas, e do lado direito foram exibidos vídeos de ataques com mísseis e de uma espécie de arma de artilharia atirando contra um avião.

Embora realistas, as imagens fazem parte do jogo de videogame Arma 3, da Bohemia Interactive Studio. Os vídeos exibidos na Jovem Pan News tinham a marca d’água da rede social Kwai, concorrente do TikTok. 

LEIA MAIS:

1 – O que se sabe sobre o caso “Casinha Games” com o governo Bolsonaro
2 – Constantino ataca games com temática LGBT no console PlayStation
3 – Bolsonaro perde apoio de influenciadores nos games, que eram fiéis

Qual era o jogo que a Jovem Pan exibiu?

Jogo Arma 3 se passa na década de 2030, com a fictícia Operação Magnitude, em que militares da OTAN na Europa entram em confronto com “inimigos do leste” liderados pelo Irã e apoiados por uma coligação entre países do Oriente Médio e da Ásia. 

Os trechos que foram ao ar na Jovem Pan como se fossem cenas de guerra reais viraram piada na internet, principalmente por parte de gamers que logo identificaram o erro. No Twitter oficial do canal, o vídeo continua no ar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link