O que se sabe sobre o caso “Casinha Games” com o governo Bolsonaro

Atualizado em 19 de setembro de 2021 às 9:44
Mário Frias debate “futuro dos E-games” com Jair Renan. Foto: Reprodução/Instagram

O que se sabe sobre o caso “Casinha Games” e o governo Bolsonaro? A reportagem é do meu site, Drops de Jogos, citando outros colegas que também estão apurando essa história.

LEIA MAIS:

1 – Eduardo Bolsonato ataca Google por homenagear Paulo Freire: “o próximo é Lula”

2 – Google faz homenagem nos 100 anos de Paulo Freire

Casinha Games tem a ver com Jair Renan Bolsonaro?

Em 8 de setembro, uma notícia no Diário Oficial da União impactou o setor de cultura digital e de jogos, ao apresentar a homologação de um aporte de R$ 4.639.470,00, via Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), ao empreendimento Casinha Games.

Quem é Casinha Games? Eu, que cubro videogames há mais de 10 anos, não sei quem é. Abragames e entidades do setor também não sabem.

O assunto foi tema de uma reportagem do site Farofafa, que responsabiliza André Porciuncula, atual Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura no governo federal, pela destinação dos valores.

Kao Tokio, editor do Drops de Jogos, tentou contato com o Ministério do Turismo, órgão ao qual está vinculada a Secretaria Especial da Cultura, com representantes da secretaria e também com a Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, por telefone para consultar sobre o assunto e buscar informações. Nenhum dos órgãos atendeu aos insistentes telefonemas realizados na sexta-feira, dia 10 de setembro, e na segunda-feira subsequente.

Tendo em vista que os projetos culturais precisam ser aprovados pela Comissão do Fundo Nacional da Cultura para o exercício de 2021, o Drops de Jogos entrou em contato com os representantes de Audiovisual da CNIC na gestão 2019/2020.

Fizemos isso para saber se a referida aprovação passou pelos conselheiros. Como não houve renovação para o referido conselho e o decreto Nº 5.761 faculta ao presidente da CNIC a aprovação de projetos, não houve qualquer avaliação do processo por terceiros.

Nas redes sociais, o tema é tratado com preocupação pelos desenvolvedores brasileiros de games. É inevitável a associação entre a aprovação da verba para a “Casinha” e a recente aquisição de uma mansão em Brasília pela ex-mulher e pelo filho “04” do presidente, Jair Renan.

A informação sobre o projeto surgiu somente a partir de um contato com Thiago de Freitas, CEO da Kokku Games e conselheiro recém-empossado da Secretaria Especial da Cultura na área de cinema.

Segundo o desenvolvedor, o secretário Mário Luís Frias trouxe a questão à luz em uma primeira conversa, ao comunicar o interesse na criação de um programa de profissionalização para o setor.

Para Thiago, é preciso haver tempo para que o projeto seja formalmente apresentado à sociedade, para avaliação de suas características e potencial.

A Abragames, segundo relatou, foi convidada a conhecer de perto a proposta e poderá estar envolvida em breve na construção desse programa de capacitação no desenvolvimento de jogos digitais.

“A soma de 4,6 milhões pode assustar, porém ainda é um valor pequeno comparado à necessidade de profissionalização de uma indústria que ainda não fatura os mesmos números que o mercado doméstico consome”, destacou o profissional, em conversa com o Drops de Jogos.

Independente do montante, o que chama a atenção é a forma como a proposta vem sendo conduzida até aqui, com uma empresa que o mercado de jogos não conhece. Não há relação direta com o filho de Bolsonaro, Jair Renan. Mas ele tem uma empresa em Brasília de eventos e eSports.

Em 14 de setembro, o deputado Alexandre Padilha, do PT de São Paulo, apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Câmara cobrando uma manifestação efetiva de Gilson Machado, atual ministro do Turismo, para a apresentação de detalhes das notas técnicas, íntegra dos processos, dados da entidade a ser beneficiada com o investimento e a justificativa que levou à escolha deste projeto.

O jornal O Globo diz que o Ministério do Turismo terá 30 dias para responder à solicitação. O Drops de Jogos vai ficar atento ao assunto da misteriosa “Casinha Games”.