Google faz homenagem nos 100 anos de Paulo Freire

Atualizado em 19 de setembro de 2021 às 7:36
Google faz homenagem nos 100 anos de Paulo Freire. Foto: Reprodução

O Google, gigante de buscas na internet, fez uma homenagem ao centenário do educador Paulo Reglus Neves Freire. Colocou o rosto dele em um Doodle (logotipo da empresa).

LEIA MAIS:

1 – Ex-repórter da Globo que defendeu ato golpista é mulher de ex-assessor de Flávio Bolsonaro

2 – Capas dos jornais de Porto Alegre ressaltam força de Bolsonaro após fiasco de atos golpistas

Google celebra os 100 anos

Freire é patrono da educação brasileira e o intelectual brasileiro mais citado no mundo, em sua página principal em todos os países. O educador propõe uma educação libertadora e conceitos como a “pedagogia da autonomia” e a “pedagogia do oprimido”.

Intelectual é pernambucano e criou métodos que mudaram a educação popular.

Daniel Cara, um dos maiores especialistas em Educação no Brasil, tem uma visão abrangente do autor – e uma crítica a como ele é visto no Brasil. Disse ele ao DCM em 2018:

“Paulo Freire infelizmente é um autor desconhecido do público brasileiro. É sim um autor muito citado, mas também muito criticado e pouco lido. Tive a oportunidade de debater com a iniciativa Escola Sem Partido e questionar os presentes que atacavam Freire. Perguntei se eles tinham lido e muitos diziam nunca leriam.

O educador é autor de uma pedagogia crítica uma pedagogia consistente pautada na emancipação por meio da leitura do mundo. Por isso, Paulo Freire criou uma pedagogia viva e horizontal. Educando e o educador são, na verdade, pessoas que ensinam e aprendem em conjunto, respeitando a vivência e a experiência de vida de cada um.

Ele é o autor mais lido da América Latina e o terceiro autor mais citado no mundo segundo o Google Acadêmico. Tive uma vivência muito forte com a obra dele na Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Tive contato com sistema de ensino desenvolvido por Paulo Freire e tive oportunidade de conversar com os gestores do sistema de ensino finlandês”.

Na Justiça

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os membros de seu governo estão proibidos de atentar contra a honra e dignidade do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. A decisão foi da juíza Geraldine Vital, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, proferida nesta quinta-feira, 16 de setembro.

Alvo da ignorância bolsonarista, o educador Paulo Freire faria 100 anos no domingo, 19 de setembro.