Apoie o DCM

Senadores contrários ao “PL das armas” sofrem com ameaças

Foto de Fabiano Contarato usando máscara PFF2, óculos de gray e cabelos pretos. Ele usa terno preto, gravata vermelha com bolinhas brancas.; ele foi ameaçado por ser contra a PL das armas
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi um dos parlamentares que sofreu ameaça. Foto: Pedro França/Agência Senado

Senadores contrários a Projeto de Lei que flexibiliza dispositivos do Estatuto do Desarmamento e facilita distribuição de armas relataram, na sexta-feira (11), que sofreram ameaças por seus posicionamentos. Os parlamentares Fabiano Contarato (PT-ES), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Simone Tebet (MDB-MS) e Eduardo Girão (Podemos-CE) dizem ter recebido e-mails com mensagens ofensivas.

Girão fez, inclusive, um boletim de ocorrência na Polícia Legislativa pra registrar o caso. Eliziane e Tebet são chamadas de “cadelas” nas mensagens que receberam. Além da prática criminosa, clubes de tiro e indústrias de armas fazem pressão nos senadores pela aprovação do PL 3723/2019. Um levantamento feito pelo jornal O Globo em fevereiro identificou a presença de certificados que permitem a posse de armas em integrantes de milícias e grupos de extermínio, além de armeiros de facções do tráfico.

“É crucial que contrabalancemos essa pressão, enviando e-mails principalmente para os senadores hesitantes ou faltosos, defendendo o controle de armas e o Estatuto do Desarmamento, e repudiando a liberação de armas para os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) prevista pelo PL 3723”, diz um comunicado divulgado pelos senadores relatando as pressões e ameaças. O projeto pode ser votado na quarta-feira (16) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Leia mais:

1. VÍDEO: “Confronto entre a Otan e a Rússia é a 3ª Guerra Mundial”, diz Biden

2. Governo Bolsonaro tem 72 horas para explicar aumento nos combustíveis

3. Mamãe Falei e líder do MBL podem ter cometido crime de evasão de divisas

Senadores falaram de ameaças em sessão por causa da PL das armas

A senadora Eliziane Gama falou, em uma sessão do Senado, sobre as ameaças recebidas por ela e pelos outros parlamentares. O grupo já alertou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Eu recebi no meu e-mail e nas redes sociais várias ameaças. Eu nem vou ler, Presidente, porque não vale a pena, e há palavras até impronunciáveis aqui. Portanto, eu não vou ler. Agora, citam o meu nome e o nome da Senadora Simone Tebet, falam claramente contra o Senador Contarato e contra vários outros Parlamentares que lutaram para que nós pudéssemos, na verdade, retardar a aprovação de um projeto que nós entendemos que é nocivo para a sociedade brasileira”, discursou Eliziane.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link