Apoie o DCM

Sérgio Camargo diz que celebridades negras homenageadas pela Palmares integrarão ‘lista da vergonha’

O bolsonarista Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares. Foto: Reprodução
O bolsonarista Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares. Foto: Reprodução

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, utilizou o Twitter no domingo (10) para comentar a notícia de que o Congresso Nacional está encaminhando a restituição da homenagem à celebridades negras que foram desfeitas pelo atual mandatário. “Caso voltem, vão integrar a ‘lista da vergonha'”, disse o bolsonarista.

Personalidades como os cantores Gilberto Gil, Elza Soares, Milton Nascimento, a atriz Zezé Motta e a escritora Conceição Evaristo estão entre os homenageados “destituídos” por uma portaria de Sérgio Camargo publicada em novembro de 2020.

A portaria estabelece que a Fundação Palmares só pode prestar homenagens póstumas.

Leia mais:

1. Pesquisa Datafolha: Jair Bolsonaro chega a 2022 com a maior carga eleitoral negativa desde a redemocratização

2. Polícia diz que traficantes internacionais usam favelas do Rio para armazenar drogas

3. Estudo francês conclui que vacinas reduzem risco de internação e morte por covid em 90%

O projeto no Congresso Nacional para derrubar a portaria é do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Para ele e outros parlamentares, a portaria assinada em novembro foi usada para constranger figuras públicas que não se alinham ideologicamente com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Caso voltem, vão integrar uma lista à parte, intitulada LISTA DA VERGONHA. Em paralelo, vou editar nova portaria, na qual somente os verdadeiros heróis negros serão incluídos, conforme os critérios de homenagem PÓSTUMA e relevância da contribuição histórica. Aguardem a vez”, escreveu Sérgio Camargo no Twitter, comentando a notícia.