Apoie o DCM

Datafolha: Bolsonaro chega a 2022 com a maior carga eleitoral negativa desde a redemocratização

Bolsonaro
Jair Bolsonaro bate novo recorde de rejeição, já atingido por ele em 2018. Foto: AFP

Jair Bolsonaro entrará na eleição de 2022 com a maior carga eleitoral negativa já registrada pelo Datafolha. Os números são os piores desde a redemocratização. A comparação é com as últimas oito eleições.

No total, 59% não votaria de jeito nenhum em Bolsonaro, segundo o Datafolha. O valor é 21% a mais do que os que não votariam em hipótese alguma em Lula (38%). A atual rejeição a Bolsonaro é a maior incluindo sua própria carga eleitoral negativa em 2018.

Entre 1989 e 2014, nenhum candidato teve mais do que cerca de um terço do eleitorado que não votaria nele. Bolsonaro bateu recorde na última eleição e o faz novamente, segundo o Datafolha. Ele chegou à reta final da campanha de 2018 com 44% de rejeição. À época, Fernando Haddad tinha 41%.

Leia também:

1 – Estudo no Amazonas com a morte de 200 voluntários é violação de direitos humanos, diz Unesco

2 – FAB permite volta de militares não vacinados e só exige “termo de recusa”

3 – Live de Adele é invadida por brasileiros que reivindicaram pagamento para Martinho da Vila

Desafio para Bolsonaro: só dois candidatos conseguiram reduzir rejeição

Entre 1989 e 2019 só dois candidatos conseguiram reduzir a rejeição de forma significativa. Ulysses Guimarães e Paulo Maluf conseguiram o feito em 1989. Eles reduziram a rejeição em torno de 10 pontos percentuais. Depois disso, mais ninguém conseguiu reverter o quadro. A campanha eleitoral só começa em agosto do ano que vem.