Apoie o DCM

Sexo, sacrilégio e gastança dominarão o mundo pós-pandemia, diz professor de Yale

Dr. Nicholas Christakis – Foto: Demetrius Freeman para The New York Times

Sexo, sacrilégio e gastos aguardam a sociedade do outro lado da pandemia do coronavírus. É o que diz o professor de Yale, Dr. Nicholas Christakis, em seu novo livro, “Apollo’s Arrow: The Profound and Enduring Impact of Coronavirus on the Way We Live”.

De acordo com Christakis, que também é epidemiologista social, a sociedade vai recuperar o tempo perdido assim que for seguro, com o hedonismo substituindo rapidamente a socialização conservadora – mas essa reversão ainda está a anos de distância.

“Durante as epidemias, você obtém aumentos na religiosidade, as pessoas se tornam mais abstinentes, economizam dinheiro, ficam avessas ao risco e estamos vendo tudo isso agora, assim como temos visto por centenas de anos durante as epidemias”, disse Christakis ao Guardian . “Em 2024, todas essas [tendências de pandemia] serão revertidas.”

Como nos “loucos anos 20”, que se seguiram à pandemia de 1918, isso mergulhará a humanidade em uma era de vício e indulgência. “As pessoas buscarão implacavelmente as interações sociais”, disse Christakis, nomeando a “licenciosidade sexual”, um “reverso da religiosidade” e um boom econômico como tendências prováveis. Esse resultado final é bastante previsível, disse ele, porque a pandemia contínua – embora nova para os que vivem hoje – não é um fenômeno novo na história humana. (…)