Apoie o DCM

Simone Tebet não aceita ser vice e usa “mulheres na política” como justificativa

A senadora Simone Tebet gesticulando e falando no microfone no Senado.
A Senadora Simone Tebet. Foto: Reprodução

A senadora e pré-candidata a presidente da República Simone Tebet (MDB-MS) disse, nesta segunda-feira (18), ao UOL, que não aceita ser vice na chapa de nenhum candidato da terceira via. A declaração acontece em meio a negociações de MDB, União Brasil e PSDB, que indicam uma chapa composta pela senadora e por Eduardo Leite. Ela enfrenta, também, resistências de uma ala do MDB que deseja apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Não sou candidata à vice-presidência. Ao abrir mão da pré-candidatura e aceitar o papel de vice eu estaria diminuindo o espaço das mulheres na política. Se eu não pontuar a ponto de ser cabeça de chapa, não vou ajudar sendo vice. Vou estar nesse palanque como cabo eleitoral”, afirmou Tebet.

Além disso, há membros do MDB que preferem apoiar Lula (PT) já no primeiro turno a lançar uma candidatura com baixo desempenho nas pesquisas eleitorais. O ex-senador Eunício Oliveira já chamou a pré-candidatura de Simone Tebet de “suicídio político”. Outro defensor da desistência dela, Renan Calheiros (MDB), disse que insistir na candidatura tendo 1% das intenções de voto é “insanidade”.

Leia mais:

1. VÍDEO – Mourão ri sobre investigação de tortura na ditadura: “Os caras já morreram”

2. Índice de preço dos alimentos atinge o maior valor em 100 anos

3. Ministros do Superior Tribunal Militar faziam piadas sobre tortura na ditadura, diz historiador

Simone Tebet minimiza críticas

A pré-candidata afirma que sua candidatura seria “muito diferente” da de Henrique Meirelles, que foi o candidato do MDB em 2018 e terminou com 1,2% dos votos. O episódio foi citado como exemplo de fracasso por colegas de partido.

“Ele (Meirelles) era candidato de si próprio. Eu fui chamada pelo partido, a maioria absoluta dos diretórios quer candidatura própria. O MDB tem condições de liderar essa frente”, afirma Simone Tebet.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste