Site brasileiro está sob censura por decisão judicial e pode sair do ar por noticiar investigação de corrupção

Do site Jornalismo nas Américas:

O Portal 180graus, site jornalístico do Piauí, no nordeste do Brasil, está sob censura desde o fim de agosto, quando a Justiça atendeu ao pedido de um empresário investigado em suposto esquema de corrupção noticiado pela publicação. Agora, o site informa que o empresário apresentou nova petição judicial solicitando que o Portal 180graus seja retirado do ar.

O portal vinha publicando reportagens sobre o “caso Idepi”, que diz respeito a investigação do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Estado sobre irregularidades nos contratos entre empresas privadas e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) em obras contratadas pelo órgão estatal.

O engenheiro Gustavo Macedo, proprietário da empreiteira Caxé, uma das empresas investigadas e citadas nas reportagens, entrou com ação na Justiça contra o Portal 180graus e os jornalistas Rômulo Rocha, Apoliana Oliveira e Aquiles Nairó pedindo indenização por danos morais pela menção nas matérias.

A juíza Lygia Carvalho Parentes Sampaio, de Teresina, capital do Estado, concedeu em 23 de agosto uma liminar pedida por Macedo para censurar o site durante o andamento do processo. O Portal 180graus foi obrigado a retirar do ar as reportagens que citam o engenheiro e a empreiteira e ficou proibido de mencioná-los novamente, sob a pena de “multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais) ou seu eventual agravamento, além de incorrer nas penas de crime de desobediência à ordem judicial”, diz a decisão.

No dia 6 de setembro, o Portal 180graus noticiou que o empresário e a construtora entraram com nova petição junto à juíza Sampaio solicitando que o site seja retirado do ar. A alegação é que a publicação descumpriu e “debochou” da ordem judicial ao noticiar e “criticar” a decisão anterior da juíza, “induzindo a sociedade a pensar que os requerentes estão buscando censurar o desorganizado meio de comunicação”, diz a petição citada pelo Portal 180graus.

Erika K Nakamura

Erika K. Nakamura, 36 anos, advogada de formação, abraçou a fotografia e o jornalismo por paixão. Com seu iPhone 5 capta imagens originais e surpreendentes dos lugares pelos quais passa. É uma leitora sedenta de livros sobre a história da Inglaterra -- e também dona do coração do jornalista Paulo Nogueira.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Erika K Nakamura

Recent Posts

Ela é carioca: Madonna vai virar cidadã do Rio de Janeiro

A cantora Madonna está prestes a se apresentar no Rio de Janeiro e pode receber…

9 minutos ago

Como milícia digital dribla o Google para veicular ‘mentiras´ na plataforma

Um relatório recente da FGV Direito Rio revelou que vários anúncios aprovados para veiculação no…

34 minutos ago

Luxo, R$ 2 mil por mês: como é academia que Gracyanne Barbosa treinava com affair

Gracyanne Barbosa não é a única figura conhecida que frequenta o Studio XN, onde se…

43 minutos ago

Mãe e filha que “moram” no MCDonalds no Leblon estão na legalidade, diz polícia

De acordo com a delegada Thaianne Barbosa de Moraes Pessoa, da 14ª DP (Leblon), a…

1 hora ago

VÍDEO – Final de futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria

A final do Campeonato Metropolitano Sub-18 de futsal entre Palmeiras e Corinthians que aconteceu neste…

2 horas ago

Homem negro morto por policial nos EUA disse 8 vezes que não conseguia respirar

Antes de morrer, Frank Tyson, um homem negro de 53 anos, alertou oito vezes aos…

3 horas ago