Apoie o DCM

Spotify tira do ar mais de 100 episódios de podcaster acusado de negacionismo e racismo

A imagem de Joe Rogan
Joe Rogan. Foto: Reprodução/YouTube

Cerca de 100 episódios do podcast The Joe Rogan Experience, produção do ex-UFC Joe Rogan acusado de ter posicionamentos antivacina na pandemia da Covid-19, foram retirados do Spotify.

LEIA MAIS:

1 – Quem é o negacionista Joe Rogan e por que ele é protegido pelo Spotify
2 – Spotify anuncia mecanismo para combater desinformação na plataforma
3 – Presidente do Spotify diz podcast negacionista de Joe Rogan é importante para plataforma

Podcasts de Joe Rogan fora do Spotify

O desaparecimento de exatos 113 programas foi notado pela plataforma JREMissing, que identifica automaticamente a retirada de conteúdos do serviço de streaming. Essa informação foi confirmada pelo New York Post e pelo Mashable.

Recentemente, Rogan e seu programa motivaram protestos de ícones da música como Neil Young e Joni Mitchell, que exigiram que o Spotify retirasse suas músicas do catálogo caso não deletasse todo o conteúdo do The Joe Rogan Experience.

O site Mashable especula que os episódios deletados devam ter relação com outra polêmica envolvendo Rogan, sem ser o negacionismo científico: a denúncia feita pela cantora India.Arie contra uso indiscriminado de um termo com implicações racistas pelo apresentador, que é branco, em diversas edições do podcast.

Nem o Spotify nem o próprio Joe Rogan ofereceram maiores informações sobre o sumiço dos 113 episódios. Programas agora ausentes da plataforma incluem episódios com figuras conservadores americanas, críticos da extrema direita e teóricos da conspiração, incluindo figuras como Gavin McInnes, Michael Malice, Alex Jones e Milo Yiannopoulos.

Também estão incluídas na lista edições com comediantes como Rich Vos, Litthe Esther e o empresário Dave Asprey. Rogan quebrou recentemente o silêncio sobre os protestos de Young e Mitchel junto ao Spotify. Postou no Instagram um vídeo de mais de 10 minutos em que promete “pesquisar melhor os tópicos” que aborda no seu podcast e “convidar pessoas com opiniões diversas para expressá-las” no programa.

“Eu não tenho a intenção de promover a desinformação, nem de ser controverso. Nunca tentei fazer nada com este podcast além de me sentar junto com as pessoas e ter conversas interessantes com elas. Tentarei o meu melhor para balancear os pontos de vista mais polêmicos de alguns convidados com as perspectivas de outras pessoas, para que possamos, talvez, encontrar uma opinião melhor”, disse ele.

Na pandemia, Rogan (cujo podcast é ouvido por uma média de 10 milhões de usuários a cada episódio) foi criticado por desencorajar seus ouvintes mais jovens a tomarem a vacina contra a covid-19, e também por promover o uso da invermectina, remédio comprovadamente ineficaz contra a doença.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link