Apoie o DCM

URGENTE: STF manda bloquear Telegram no Brasil

Símbolo do aplicativo do Telegram.
Telegram. Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (18), o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram no Brasil. A decisão é endereçada às plataformas digitais e provedores de internet, para que adotem mecanismos para suspender a utilização da plataforma no território nacional. A informação é do jornal O Globo. Autoridades brasileiras, principalmente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tentavam, há algum tempo, diálogo com a empresa, mas não foram atendidas.

Moraes estabeleceu, ainda, multa diária de R$ 100 mil a quem não obedecer a determinação. As empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O aplicativo mostrou “total desprezo à Justiça Brasileira”, segundo o ministro. O Telegram ainda não se manifestou sobre o bloqueio.

A medida foi uma solicitação da Polícia Federal, que apontou ao STF o constante descumprimento de ordens judiciais pelo Telegram, como na investigação sobre o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. A PF afirma que a plataforma é utilizada para a prática de crimes, justamente por proteger a identificação de seus usuários.

“A plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça brasileira. O desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais pelo Telegram, — empresa que opera no território brasileiro, sem indicar seu representante — inclusive emanadas do Supremo Tribunal Federal — é circunstância completamente incompatível com a ordem constitucional vigente, além de contrariar expressamente dispositivo legal”, escreveu Alexandre de Moraes em sua decisão.

Leia mais:

1. Grupos vendem armas e pornô infantil no Telegram, reduto bolsonarista

2. Golpista do Tinder brasileiro: Polícia indicia suspeito de enganar mulheres

3. Queiroz fala de eleição e reconhece: “Sou um cara que faz rolo”

Telegram ignorou contatos de autoridades brasileiras

A decisão pelo bloqueio do aplicativo no território brasileiro veio após a empresa responsável pelo Telegram ignorar contatos da Justiça brasileira. No mês passado, uma decisão judicial suspendeu três perfis ligados ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, mas sem dificuldades ele abriu outra conta, onde continua com seus ataques inclusive contra ministros do STF.

Moraes não estabeleceu um prazo para a suspensão do aplicativo, mas diz que permanecerá assim até que todas as ordens judiciais determinadas por ele sejam cumpridas. Uma dessas ordens é a do fornecimento de dados a respeito dos canais de Allan dos Santos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link