Apoie o DCM

STF decide manter prisão de bolsonarista Daniel Silveira

Daniel Silveira
Daniel Silveira; – Foto; Maryanna Oliveira/Agência Câmara

Nesta sexta-feira (22), o STF formou maioria na manhã para manter a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL), que ameaçou ministros da Corte em fevereiro deste ano.

Votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Tóffoli e Edson Fachin. Alexandre de Moraes, que pediu a prisão do deputado, se declarou impedido de votar.

O julgamento é feito de forma on-line, onde os ministros apenas depositam o voto, sem debates sobre o tema. O bolsonarista foi preso pela segunda vez em junho por desrespeitar a utilização da tornozeleira eletrônica por cerca de 30 vezes. Ele também se negou a fornecer a senha do celular para os agentes.

Leia também:

1; Bolsonaro fará visita ao Ministério da Economia para acalmar Guedes

2; Líder dos caminhoneiros se revolta com proposta de Bolsonaro: “piada” e “cortina de fumaça”

3; Henrique Meirelles é cotado para o lugar de Paulo Guedes, dizem interlocutores

Defesa de Silveira queria afastamento de Moraes

Na quarta-feira (20), o presidente do STF, ministro Luiz Fux, negou um pedido da defesa do deputado para afastar o ministro Alexandre de Moraes dos processos aos quais responde.

No pedido pelo afastamento de Moraes, Silveira alega que foi cerceado ao direito constitucional de ampla defesa desde 23 de março. Com informações do metrópoles.

Em 8 de outubro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Silveira por cometer abusos ao ofender o STF e os ministros da Corte, citando ainda que a liberdade de expressão “não é absoluta”.