Apoie o DCM

STF deve declarar Moro suspeito em processos contra Lula, diz jornalista da Globo

Da coluna de Julia Duailibi

Gilmar e Moro

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu levar nesta terça-feira (9) para a Segunda Turma o habeas corpus da defesa de Lula sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A expectativa é que haja maioria, de 3 a 2, favorável à demanda da defesa: a Segunda Turma pode considerar que Moro agiu de forma parcial nos julgamentos sobre o ex-presidente na Lava Jato. Se isso acontecer, as condenações contra Lula devem ser anuladas.

Gilmar anunciou a decisão de pautar o recurso um dia após o ministro Edson Fachin anular os processos de Lula na Lava Jato, em Curitiba, e enviar os casos para a Justiça Federal do Distrito Federal. Fachin entendeu que o caso não deveria ser julgado no âmbito da Lava Jato, que investigou corrupção na Petrobras.

Esse habeas corpus está com Mendes desde 2018. Já votaram contra a suspeição de Moro os ministros Carmen Lucia e Edson Fachin. Faltam votar, além de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Nunes Marques, que é novo na Segunda Turma e que, segundo avaliação de seus pares, tende a acompanhar os dois últimos ministros nas votações. (…)