Apoie o DCM

STF forma maioria contra Daniel Silveira e medidas devem ser mantidas

O deputado Daniel Silveira com olhar sério e olhos semi abertos.
Daniel Silveira decidiu colocar tornozeleira após Moraes determinar bloqueio das contas bancárias e multa diária. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (01) pela manutenção das medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes contra o deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ). Moraes foi o relator do caso. Acompanharam ele, com o voto favorável às medidas, os ministros: Dias Toffoli, Carmen Lúcia, Edson Fachin, Rosa Weber e Gilmar Mendes. A informação é da CNN.

Com os seis votos favoráveis, ficam mantidas a multa diária de R$ 15 mil no caso do descumprimento de qualquer medida cautelar e a possibilidade de oficiar o bloqueio imediato de suas contas bancárias para pagamento da pena. Ainda faltam dois ministros se pronunciarem, mas como já há maioria formada, esses votos não mudarão a decisão da Corte.

Alexandre de Moraes, no discurso em que proferiu o voto, criticou a atitude de Daniel Silveira de passar a noite na Câmara dos Deputados. “Estranha e esdrúxula situação, onde o réu utiliza-se da Câmara dos Deputados para esconder-se da Polícia e da Justiça, ofendendo a própria dignidade do Parlamento, ao tratá-lo como covil de réus foragidos da Justiça”, escreveu o magistrado.

O ministro questionou, ainda, a “inteligência” da decisão do deputado, por ter “cerceado” a própria liberdade ao território da Câmara. “Não só estranha e esdrúxula situação, mas também de duvidosa inteligência a opção do réu, pois o mesmo terminou por cercear sua liberdade aos limites arquitetônicos da Câmara dos Deputados, situação muito mais drástica do que àquela prevista em decisão judicial”, disse Alexandre de Moraes.

Leia mais:

1. Eleitores de Moro vão votar nulo ou apoiar Bolsonaro, indica pesquisa

2. Meu testemunho do casamento do prisioneiro A9379AY, Julian Assange. Por Sara Vivacqua

3. Rússia acusa Ucrânia de ataque aéreo em depósito de petróleo

Para tentar fugir da tornozeleira, Daniel Silveira passou noite na Câmara

O deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ) passou a madrugada de quarta-feira (30) em seu gabinete na Câmara, alegando que Alexandre de Moraes não poderia obrigá-lo a utilizar a tornozeleira eletrônica enquanto ele estivesse no Congresso.

Com um travesseiro e um colchão, o parlamentar bolsonarista se trancou na sua sala. Durante o dia, na terça-feira (29), ele havia desafiado Moraes: “Eu falo em tribuna: não será acatada a ordem do Alexandre de Moraes enquanto não deliberar pela Casa. Quem decide isso são os deputados. Alexandre: cumpra a Constituição”.

No entanto, quando o ministro do STF impôs a multa diária de R$ 15 mil e a possibilidade de bloquear os bens do deputado, a valentia foi embora. Na quinta-feira (31), Silveira decidiu recuar e se apresentou na Polícia Federal para instalar a tornozeleira eletrônica.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link