Apoie o DCM

STF não concede a Marcos Rogério autorização para acessar documentos sigilosos da CPI

Jair Bolsonaro e Marcos Rogério. Foto: Divulgação
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e seu aliado, o senador Marcos Rogério (DEM-RO).
Foto: Divulgação

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, negou o pedido do senador bolsonarista Marcos Rogério (DEM-RO), de acessar dados sigilosos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, no senado.

Ele tinha solicitado, na suprema corte, que um ato do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), que limita o acesso a documentos, fosse suspenso.

Leia mais:

1. Autointitulado “Black Power do Bolsonaro”, influenciador sugere pelas redes sociais que fazendeiros matem trabalhadores sem-terra

2. Enquanto Bolsonaro adia o Auxílio Brasil, Senado Federal aprova o vale-gás; Saiba quem tem direito ao benefício

3. “Moleque”: Como ministro Paulo Guedes convenceu Bolsonaro a adiar o benefício do Auxílio Brasil

De acordo com o bolsonarista Marcos Rogério, Omar Aziz teria avisado que os parlamentares só poderiam acessar dados a partir de requerimentos de sua própria autoria e que para ter acesso aos documentos de requerimentos de outros senadores, eles deveriam apresentar um pedido fundamentado. O pedido, então, de cada um, seria analisado pela secretaria da Comissão Parlamentar de Inquérito.

O ministro Luis Roberto Barroso afirmou, ao negar o pedido do senador aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que “os elementos trazidos nos autos não apontam, a princípio, que tenha havido a imposição de obstáculos irrazoáveis ao acesso dos senadores e de seus assessores a documentos colhidos pela CPI no curso das investigações”.

Ainda de acordo com o ministro do STF, “o incremento do controle sobre esses dados parece decorrer da necessidade de cumprimento de decisões do Supremo acerca do dever da CPI de preservar a sua confidencialidade”.

Com informações do site Metrópoles