Apoie o DCM

STF mira em pautas econômicas para enfrentar Bolsonaro

STF e Bolsonaro
STF vai analisar ação contra Bolsonaro – Foto: Reprodução

Os próximos capítulos da guerra entre Bolsonaro e o STF vai depender do tom dos atos antidemocráticos do dia 7 de setembro. Segundo a coluna Painel, os ministros vão observar os discursos e o tamanho das manifestações.

O Supremo está preocupado com possíveis ataques do presidente. Porém, os ministros já avisaram: não vão ficar calados. Se houver autoritarismo, responderão no mesmo tom. O tempo de buscar diálogo e paz acabou. E será na pauta econômica que eles vão mexer.

Assuntos como os precatórios e outros que fazem parte da economia do governo podem ser impactadas. É neste ponto que os magistrados entendem que podem atingir em cheio os bolsonaristas.

A Corte tem sido favorável a diversos assuntos que são benéficas ao governo. Uma delas foi a autonomia do Banco Central. Outra acabou sendo o tabelamento do frete e índice de  correção do FGTS. Só que agora a situação pode ser revertida.

A ação sobre pagamento de precatórios nos próximos anos vai ser resolvida rapidamente. E é a partir daí que o STF dará novas respostas ao governo.

Leia mais:

1 – Presidente da Caixa pede reunião na Febraban e tenta derrubar manifesto pela democracia

2 – Bolsonaro desiste de manter Lei de Segurança Nacional e escolhe Centrão contra militares

3 – VÍDEO – Professor da UFRGS humilha estudante de engenharia: “Não entende porcaria nenhuma”

Investigações do STF seguem

Mesmo que o tom não seja ameaçador contra o Supremo, os inquéritos que já estão em andamento não vão parar. É algo irreversível. Os ministros só vão parar quando tudo for concluído.

O presidente da Corte, Luiz Fux, se encontrou com os presidentes do Senado e Câmara na terça (31). Ele colocou o Conselho Nacional de Justiça à disposição. A intenção é encontrar uma solução para que os gastos com essas dívidas não prejudiquem o Bolsa Família.