Apoie o DCM

Taxação de grandes fortunas vai estar em plano de governo de Lula

Lula
Lula irá propor taxar os mais ricos em seu programa de governo

O plano de governo que Lula irá apresentar na eleição deste ano terá como proposta taxar os mais ricos e tributar lucros e dividendos. As informações são do Metrópoles.

O projeto teve apoio de sete governadores do Nordeste. Ele foi contemplado na escola de economia da Unicamp e tem o apelido de “reforma solidária”.

Economistas que aconselham o ex-presidente disseram que a próxima administração federal precisará aumentar gastos sociais e que isso só seria possível com uma reforma tributária progressiva e que amplie a taxação sobre os mais ricos.

A reforma prevê na parte de tributação a cobrança de imposto de renda na distribuição de lucros e dividendos para a pessoa física e veda a dedução de despesas com juros sobre o capital próprio na apuração do lucro.

Leia mais:

1- Mãe de Bolsonaro, de 94 anos, é internada em SP

2- Holiday e Waack assinam carta em apoio a Antonio Risério

3- Inquérito que investiga vazamento de operação para Flávio Bolsonaro é travado

Propostas do programa de governo de Lula

Foram apresentadas também ideias para criar um imposto sobre grandes fortunas e taxar grandes heranças, como o modelo em vigência nos Estados Unidos. Outra proposta pretende a ampliação da base de incidência do IPVA para aeronaves e embarcações particulares.

Na sustentabilidade, o Cide teria a arrecadação revertida para a proteção ambiental, e a base de tributação seria aumentada para grandes poluidores, mineradoras e outros setores de recursos não renováveis. Para a práticas agrícolas sustentáveis seriam concedidos incentivos.

Na saúde, seria aplicado um novo tributo sobre produtos nocivos, como bebidas alcóolicas, cigarros e tabaco. Na educação, a expectativa é complementar o financiamento público com receitas vindas da arrecadação do Pré-Sal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link