Apoie o DCM

TCU vê “indício de fraude” em fornecedor de cloroquina ao Exército

Cartela de cloroquina
Cloroquina. Foto: Gerard Julien/AFP

Documento da área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) aponta “indícios robustos” de fraude em licitações por parte da empresa que forneceu ao Exército o insumo necessário à produção de cloroquina, diz reportagem de Vinicius Sassine na Folha de S.Paulo.

Suposta fraude teria ocorrido em 26 licitações feitas entre 2018 e 2021, na pandemia, conforme o relatório técnico do TCU de 3 de fevereiro deste ano. Do total, 24 pregões ocorreram de 2019 em diante, no governo Jair Bolsonaro (PL).

Um desses pregões resultou na compra de insumo para produção de cloroquina pelo Laboratório Químico Farmacêutico do Exército. A explosão da produção ocorreu a partir de um desejo expresso de Bolsonaro, para combater a covid.

Presidente, um crítico das vacinas, aposta desde o início da pandemia na cloroquina, uma droga usada no combate à malária e sem eficácia comprovada para a nova doença.

LEIA MAIS:

1 – Após ataques de militares, comandante do Exército se aproxima do STF
2 – Mordomia: comandante do Exército dá “kit manicure” como brinde
3 – Exército divulga encontro com Bolsonaro após polêmica sobre vacinação de militares

Documento do TCU e a cloroquina

Indícios de fraude foram detectados por auditores no curso de um processo aberto no TCU para investigar suspeita de superfaturamento na produção de cloroquina pelo laboratório do Exército, a explosão de quantidades produzidas na pandemia, e a responsabilidade direta de Bolsonaro na produção.

De acordo com o relatório produzido pelos técnicos, a empresa Sulminas Suplementos e Nutrição, contratada pelo Exército para o fornecimento de sal difosfato, participou de licitações voltadas exclusivamente a empresas de pequeno porte.

Indícios reunidos pelos auditores apontam, porém, que o grupo do interior de Minas Gerais não se enquadra nessa condição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link