Apoie o DCM

Terremoto deixa mais de 1.300 mortos na Turquia e na Síria; Veja estragos

Imagens após o terremoto. (Foto: Reprodução)

Na noite deste domingo (5), um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria ocasionando mais de 1.300 mortes e deixando milhares de pessoas feridas.

Especialistas dizem esse ter sido um dos terremotos mais fortes da última década na região, que fica sobre várias placas tectônicas. O tremor foi tão grande que pode ser sentido também no Chipre, Líbano, Beitute e Israel.

Segundo Fuat Oktay, vice-presidente da Turquia, ao menos 912 pessoas morreram no país e mais de 2.500 ficaram feridas. Autoridades de Diyarbakir afirmaram que 17 edifícios colapsaram e que há registro de pessoas presas nos escombros. Em Malatya, foram mais de cem edifícios atingidos.

Na Síria, de acordo com autoridades, o terremoto causou mais de 320 mortes e deixou cerca de 600 feridos. O regime relatou desabamentos nas cidades de Aleppo, Hama e na capital Damasco. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4 e atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras. O terremoto teve duração de cerca de um minuto e destruiu diversas construções.

Equipes de resgate foram enviadas pelas autoridades turcas juntamente com o fornecimento de aeronaves para a região ao redor da cidade de Kahramanmaras, enquanto declaravam um “alarme de nível 4” que pedia assistência internacional.

Vídeos da cidade em ruínas após o incidente circulam na internet. Nas imagens, pode-se ver o momento exato em que um edifício cai, após ter sua estrutura abalada pelo terremoto. Confira:

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link