Tirando o desmonte da Previdência, com o fim da aposentadoria, Bolsonaro fracassou, diz Míriam Leitão

Bolsonaro

Da coluna de Míriam Leitão no Globo:

Tanto na área da economia como no combate à corrupção, o presidente Bolsonaro chega ao meio do mandato sem ter cumprido e, muitas vezes, sabotando a própria bandeira defendida durante a campanha. Na área econômica, foi um ‘meio fracasso’ porque a reforma de previdência foi aprovada. No entanto,  o presidente não se envolveu pessoalmente nesta agenda. Toda vez que ele entrou na negociação ou na discussão foi para proteger o grupo que ele sempre defendeu como deputado, o pessoal da área de segurança.  Para as Forças Armadas, houve um aumento de benefícios, principalmente para as patentes superiores.

A reforma foi apenas levada à frente porque o país já estava discutindo o tema há muito tempo. Tinha sido proposta pelo ex-presidente Michel Temer e havia um desejo no Congresso, principalmente do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, de que fosse aprovada. A agenda liberal está arquivada.  Paulo Guedes frustrou toda a aposta do mercado financeiro nele. A função do ministro da economia é convencer o presidente a cumprir a proposta. E ele não brigou pela pauta. E não é por causa da pandemia: o presidente não acredita na privatização nem na abertura da economia.

O combate à corrupção, outro tema levantado na campanha, fracassou totalmente. A explicação é que o presidente não tem nenhuma aderência a esta pauta. Ele pegou artificialmente, pois era uma bandeira que estava quicando no mercado eleitoral, havia um desejo da população. Muita gente acreditou nele nas promessas e se frustrou.  A frustração vem porque o presidente usou o aparelho do Estado para tentar proteger seus filhos de acusações de desvios de recursos públicos. Além disso, tirou Sergio Moro que representava a suposta adesão dele à bandeira anticorrupção. O  projeto anticrime, enviado pelo ex-ministro ao Congresso, foi sabotado pelos próprios defensores do presidente.

x.x.x.x

PS do DCM: A colunista de O Globo esquece de apontar como outra conquista, sob sua ótica, obviamente, o aprofundamento do desmonte das leis trabalhistas – combinando isso com a reforma da Previdência o cenário não será outro senão o fim do sonho da aposentadoria, já que apenas um número ínfimo de brasileiros vai conseguir alcançar o direito.

É uma injustiça Míriam defender que Bolsonaro não entregou a agenda liberal. Entregou, sim. E entregou o que o setor liberal mais queria.

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

Advogado de Bolsonaro usa foto de Madonna com Netanyahu para explicar ida show

Fábio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou uma foto da cantora Madonna…

35 minutos ago

Fátima Bernardes cria canal no YouTube após saída da Globo

Após encerrar sua parceria com a Globo, que durou 37 anos, Fátima Bernardes anunciou nesta…

45 minutos ago

VÍDEO – Reportagem do SBT sobre multas de caminhões no RS é acusada de fake news

A reportagem veiculada na noite de terça-feira (7) trouxe uma tarja exclusiva: "Motoristas com doações…

55 minutos ago

Receita vai antecipar restituição do Imposto de Renda ao RS, diz Maria do Rosário

A Receita Federal vai priorizar moradores do Rio Grande do Sul no pagamento da restituição…

1 hora ago

Ator de ‘Game of Thrones’, Ian Gelder morre aos 74 anos

O ator britânico Ian Gelder, conhecido por interpretar Kevan Lannister em “Game of Thrones”, faleceu…

1 hora ago

Polícia identifica corpo encontrado no lago do Parque Ibirapuera

A Polícia Civil de São Paulo identificou o corpo encontrado no lago do Parque Ibirapuera,…

2 horas ago