Touro de ouro da B3 é alvo de protestos contra a fome um dia após inauguração

A escultura chamada de “Touro de Ouro”, inaugurada ontem pela B3 em São Paulo, foi alvo de um protesto nesta quarta (17). A obra cafona, inspirada no monumento presente no centro financeiro de Nova York, está na rua XV de Novembro.
Leia também:
1 – O que diz Alckmin nos bastidores sobre ser vice de Lula
2 – Zambelli é condenada em definitivo a indenizar Tom Zé e Wisnik
3 – Governo Bolsonaro cortou questões do Enem
Manifestantes dos coletivos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade fizeram uma intervenção simbólica na estátua.
Eles colaram no touro um pôster lambe-lambe com a palavra “fome”.

Os ativistas divulgaram uma nota sobre o protesto.
“Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”, diz o comunicado.
[URGENTE] Ação no Touro de Ouro da B3
Enquanto o lucro e a acumulação de riquezas segue aprofundando a exploração incansável dos nossos trabalhos cada vez mais precarizados. Tudo isso muito beneficiado pela política entreguista e genocida de Bolsonaro! pic.twitter.com/5SMKhTEuAY
— Juventude Fogo no Pavio (@fogonopaviobr) November 17, 2021
Touro de Ouro do mercado financeiro foi doado por empresário bolsonarista
A versão brasileira do touro de Wall Street foi doada por empresário bolsonarista. A B3 inaugurou a escultura chamada de “Touro de Ouro” nesta terça (16). A obra é inspirada no monumento presente no centro financeiro de Nova York. A obra cafona está na rua XV de Novembro.
O responsável pela obra é Rafael Brancatelli, artista plástico, e foi doada por Pablo Spyer, economista e apoiador de Jair Bolsonaro.
Quem é o empresário bolsonarista Pablo Spyer
Spyer é economista, sócio da XP e apresentador da Jovem Pan. Em julho deste ano, o empresário esteve em reunião de Eduardo Bolsonaro. O filho do presidente busca financiadores para instituto em defesa de ideias conservadoras e liberais.
Na ocasião, o deputado falou para uma plateia de cerca de 40 pessoas. Entre eles estavam empresários, representantes do mercado financeiro, ativistas e influenciadores digitais. Além de Spyer, participaram Hélio Beltrão (presidente do Instituto Mises Brasil), Andre Kissajikian (incorporadora AK Realty) e Otávio Fakhoury, empresário bolsonarista investigado pela CPI e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na Jovem Pan, o bolsonarista apresenta o programa “Minuto Touro de Ouro”. A atração trata do mercado financeiro brasileiro e mundial. Também possui um canal no YouTube sobre investimentos e o mercado financeiro. É autor de um curso com o mesmo nome da escultura que hoje ocupa a frente da B3.