Apoie o DCM

Traficantes têm licença do governo para garimpo na Amazônia

Heverton é traficante e tem autorização do governo
Heverton Soares, conhecido como Grota. Foto: Reprodução

Dois traficantes ganharam licença do governo para explorar uma área de mais de 810 hectares de garimpos de ouro na Amazônia. Eles são apontados pela Polícia Federal como chefes de organizações criminosas. Heverton Soares, principal alvo da Operação Narcos Gold, aparece nos registros do governo como detentor de 18 permissões. Elas abrangem um terreno de 762 hectares.

Já nos registros da polícia, ele é acusado de ser um dos principais representantes do “narcogarimpo”. Responde a processos na Justiça do Maranhão, Rondônia e São Paulo por tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e homicídio. Também é suspeito de ter ligações com duas facções criminosas do Sudeste.

Silvio Berri Júnior, por sua vez, consta como detentor de autorização de 48 hectares. Ele ficou conhecido nos anos 2000 por ser o principal piloto de avião do narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

Leia mais:

1 – Sem decolar na pesquisa, Ciro Gomes não joga a toalha

2 – Sara Winter diz que Bolsonaro foi uma “grande ilusão” e “não tem nenhum poder”

3 – Jogadores e diretoria do Palmeiras se irritam com Bolsonaro

Todas as “permissões” foram dadas pelo governo

Todas as 19 permissões dadas aos traficantes foram dadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) entre 2020 e 2021. Elas se referem ao município de Itaituba, na região do Médio Tapajós, no Pará. A cidade é conhecida como “Cidade Pepita” pela quantidade de jazidas de ouro a poucos metros da superfície do solo.

A agência é vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link