Apoie o DCM

Três em cada 10 mortes por covid no Brasil são de jovens e adultos, alta de 35%

UTI. Foto: Wikimedia Commons

De Carlos Madeiro no UOL.

O percentual de pessoas jovens e adultas abaixo de 60 anos que morrem de covid-19 cresceu de forma considerável no mês de março, o pior da pandemia até agora no Brasil.

ENTENDA – Universitária de 21 anos morre da covid duas semanas após perder o pai

Neste mês, o percentual de pessoas que morreram sem atingir os 60 anos saltou 35% em relação ao registrado no ano passado.

MAIS – Engenheira de 27 anos morre vítima da covid 15 dias após dar à luz

Em 2020, os óbitos entre a faixa etária até 59 anos representavam 22,9% do total pela covid-19. Em março, passaram a representar 31% do total. A tendência é de alta, o que deve se ampliar com o avanço da vacinação entre os idosos.

Os dados foram levantados pelo UOL com base nos números fornecidos no portal da transparência da Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) Brasil, que traz informações das declarações de óbito emitidas pelos cartórios. A consulta da reportagem foi feita com a base de dados disponível no dia 16 de março.

Os maiores aumentos em termos proporcionais ocorreram na faixa de 30 a 39 —que no ano passado respondia por 2,8% das mortes com covid-19 e, neste mês, já representam 4,4%—; e entre 40 e 49 anos, no qual percentual subiu de 6,2% para 9,2% no mesmo período.

A quantidade de óbitos entre crianças e adolescentes permanece praticamente estável e não alcança nem 1% dos casos.

(…)