TRF determina nova soltura de Youssef, após segunda ordem de prisão da Lava Jato

Alberto Youssef recebeu um novo alvará de soltura nesta terça (21). O doleiro foi detido nesta segunda (20), conseguiu liminar para revogação de sua detenção e foi alvo de outra decisão para que permanecesse preso. A informação é da CNN Brasil.
O desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), concedeu uma segunda liminar hoje para que o doleiro seja solto. Sua prisão foi determinada por ordem do juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba.
Segundo o magistrado, Youssef “foi um verdadeiro arquiteto de diversas organizações criminosas ao longo dos últimos vinte anos, sendo certo que a sua multirreincidência revela sua incompatibilidade com o regime de liberdade provisória sem condições”.
Appio também argumenta que o doleiro teria mudado de endereço sem comunicar a Justiça previamente e que sua condição de plena liberdade contribuiu para a sensação de impunidade nos casos. O magistrado diz que a decisão se dá para garantir a ordem e que ele tem elevada periculosidade social.
Malucelli, responsável pela soltura que foi revertida logo em seguida, deferiu uma nova decisão argumentando que “inexiste alteração fática ou documento novo juntado que justifique a mudança de entendimento exarada em decisão que havia dado às 15h”. Ele diz que a prisão preventiva é “ilegal”.