Apoie o DCM

Tribunal Penal Internacional abre investigação contra Venezuela

Kharim Khan e Nicolás Maduro
Procurador do TPI, Kharim Khan, posa com Nicolás Maduro em foto para mostrar a pasta com os relatórios sobre supostos crimes de lesa-humanidade cometidos pelo próprio regime chavista na Venezuela, após encontro nesta quarta (3) — Foto: Presidência Venezuelana/AFP

O Tribunal Penal Internacional (TPI) abrirá uma investigação formal contra a Venezuela por possíveis crimes de lesa-humanidade durante a repressão às manifestações antigovernamentais em 2017. A informação foi anunciada pelo procurador Karim Khan em um encontro com o presidente Nicolás Maduro em Caracas, nesta quarta (03).

O TPI abriu uma análise preliminar em 2018, sobre a qual Khan deveria decidir se seria arquivada ou se seguiria para a próxima etapa. “Peço a todos, na medida em que entramos nesta nova etapa, que deem ao meu escritório o espaço para fazer seu trabalho”, comentou o procurador.

“Depois desta avaliação e deste debate, o procurador decidiu passar para a próxima fase para buscar a verdade. Respeitamos sua decisão como Estado, apesar de termos lhe manifestado que não compartilhamos da mesma”, disse, por sua vez, Maduro.

Leia também:

1; O que Daniel Silveira pediu ao STF em parecer final

2; Rita Lisauskas recusa convite para trabalhar na Jovem Pan

3; PEC dos Precatórios: Deputados do Centrão se irritam com Governo Bolsonaro

Colaboração da Venezuela

Khan, que chegou no domingo à Venezuela para uma visita de três dias, agradeceu pelo “diálogo construtivo” nas reuniões que manteve com Maduro, sua vice-presidente Delcy Rodríguez, o procurador-geral Tarek William Saab e representantes da Suprema Corte.

Os dois assinaram no Palácio de Miraflores, a sede da Presidência venezuelana, um acordo de colaboração para esta próxima etapa. Com informações do Estado de Minas.

“Estou plenamente consciente das fraturas que existem na Venezuela, da divisão política que existe. Não somos políticos, nos guiamos pelo princípio da legalidade e pelo Estado de Direito”, insistiu o procurador do TPI.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.