Apoie o DCM

Trigo transgênico aprovado pelo Brasil é rejeitado por produtores

Trigo
O país passa a ser o primeiro a aprovar a utilização de trigo transgênico no mundo – Imagem: Lyu Yaoguang/Xinhua

Nesta quinta (11), a CTNBio aprovou utilização de farinha de trigo transgênico no Brasil, a partir de uma solicitação feita por uma empresa argentina. Com a decisão, o país passa a ser o primeiro a aprovar a utilização de trigo transgênico no mundo.

Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Trigo afirmou que a decisão é carregada de incertezas para o mercado e a comunidade internacional, que rejeita a utilização de trigo transgênico há mais de 20 anos. Com informações do UOL.

De acordo com a entidade, a aprovação foi tomada com base em critérios que incidem na segurança, sem maiores estudos sobre as condições de mercado e de comportamento do consumidor. Ainda que o grão venha da Argentina, seu uso não é aprovado por lá.

Leia também:

1; “Vatapazinho polêmico”, zomba restaurante que serviu prato em ocupação do MTST

2; Lula encontra membros da Coalizão Negra em Berlim

3; MTST rebate Eduardo Bolsonaro: “Nosso rolê é socializar camarão”

Trigo resistente a um herbicida perigoso

O trigo transgênico desenvolvido na Argentina (HB4) é resistente ao glufosinato de amônio, um herbicida considerado perigoso para o consumo humano. No Brasil, o seu uso ainda é permitido, mas ele é proibido nos países europeus.

Usado em lavouras de cana-de-açúcar, soja, feijão e milho para combater o avanço de plantas daninhas, que competem com a cultura agrícola pela busca de nutrientes, o produto age sobre os aminoácidos que compõem as células das plantas, e o acúmulo de amônia destrói as membranas das plantas e impede a fotossíntese, fazendo a planta morrer

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.