Apoie o DCM

Trump libera entrada de brasileiros nos EUA, Ernesto Araújo acredita, mas secretária de Biden desmente

Donald Trump. Foto: Reprodução/Twitter

Donald Trump, presidente dos EUA, vai retirar as proibições de entrada de brasileiros e não americanos que estiveram recentemente no Brasil a partir de 26 de janeiro, segundo o bolsonarista Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores. Além do Brasil, a medida valeria para grande parte da Europa.

“Brasileiros voltarão a poder ingressar nos EUA a partir do dia 26/1, sujeitos a apresentar teste negativo de Covid (além de visto)”, afirmou Araújo, comemorando a medida.

Trump afirmou que a exigência do teste com resultado negativo “ajudará a evitar que os passageiros aéreos” espalhem o vírus – o que daria espaço para que ele revogasse as restrições de viagem que estão em vigor desde março do ano passado.

A alegria de Trump e do chanceler brasileiro durou pouco, pois a informação foi desmentida por Jen Psaki, secretária de Imprensa de Joe Biden. 

“Com o agravamento da pandemia e mais variantes contagiosas emergindo em todo o mundo, este não é o momento de suspender as restrições às viagens internacionais”, disse Jen.

“Seguindo o conselho de nossa equipe médica, a Administração não pretende suspender essas restrições em 26/01. Na verdade, planejamos fortalecer as medidas de saúde pública em relação às viagens internacionais para mitigar ainda mais a disseminação da Covid-19″, concluiu.