Apoie o DCM

TSE cassa deputado bolsonarista por causa de infidelidade

Bolsonaro e deputado bolsonarista
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (25), O TSE decidiu cassar, por 4 votos a 3, o deputado bolsonarista Evandro Roman (Patriota-PR) por infidelidade partidária. Com informações do G1.

Ele trocou o PSD pelo seu atual partido em 2019. Na ocasião, apresentou uma carta de anuência do PSD para a saída. Mas o ato foi contestado na Justiça e agora o TSE entendeu que Roman não preencheu uma das condições para deixar um partido sem ser enquadrado em infidelidade partidária.

O julgamento teve início em maio com o voto do relator, ministro Edson Fachin, a favor da falta de justa causa para mudança de partido. Em junho, o ministro Alexandre de Moraes divergiu, entendendo que carta de anuência configura justa causa para a saída do partido, desde que não exista conluio entre as partes para fraudar a vontade popular.

O ministro Luís Felipe Salomão seguiu o voto de Moraes. Os ministros Sérgio Banhos e Tarcísio Vieira de Carvalho, que não integra mais a Corte Eleitoral, e o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, acompanharam o relator.

Leia também:

1- Candidato ao Senado, figurão do PSD usa gabinete de Pacheco como comitê eleitoral

2- Eduardo Bolsonaro zomba de Doria e ganha apoio de Falcão e Mauren Maggi: “Você é o melhor”

3- Mandetta desiste de candidatura presidencial; Saiba o motivo

Evandro Roman é bolsonarista de carteirinha

Em junho, em meio à possibilidade de Bolsonaro se filiar ao Patriota, Roman comentou que com a ida do mandatário ao partido, a legenda se tornaria a maior do Brasil.

“Um partido com uma linhagem bastante segura, de centro-direita a direita. Isso vai nos transformar em uma grande opção para as eleições de 2022”, afirmou na época. “Pode ter certeza de que vamos atrair muitos deputados, vamos ter nas eleições de 2022 a maior bancada da Câmara dos Deputados, e isso vai facilitar para nós a implantação de projetos junto ao Legislativo que o Executivo quer, tendo a reeleição do presidente”.

Em maio de 2020, em meio à sorrisos, Bolsonaro recebeu o deputado e, por solicitação do CONFEF, os representantes trataram da valorização e do reconhecimento do Profissional de Educação Física.

Confira abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link