Apoie o DCM

TSE marca inspeção de urnas pela Defesa

Desde 1989 que eleitores não tem tanta certeza em quem votar, diz pesquisa
Eleitor apertando a tecla confirma nas urnas
Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou a inspeção das urnas eletrônicas solicitada pelo Ministério da Defesa. A corte vai disponibilizar o espaço para a análise nesta quarta (3), a partir das 10h. Militares farão uma visita à sala dos códigos na sede do tribunal em Brasília.

Em ofício assinado nesta segunda (10), Paulo Sérgio Nogueira, titular da Defesa, pediu que pudesse fiscalizar o código-fonte das urnas de forma “urgentíssima”. A permissão, entretanto, foi concedida há quase 10 meses, em outubro do ano passado. Nesse período, as Forças Armadas não manifestaram nenhum interesse.

A ideia do ministro é mandar uma equipe para analisar o software das urnas e achar possíveis falhas de segurança para sugerir correções.

Desde o ano passado, uma série de entidades já foi ao local para analisar o código-fonte do aparelho. Entre eles estão o PV, o PL, a CGU (Controladoria-Geral da União), o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Senado Federal. Estão agendadas análises do PTB nessa semana e da Polícia Federal entre 22 e 26 de agosto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link