Militares cobram do TSE acesso a código-fonte das urnas, que eles já têm

Atualizado em 2 de agosto de 2022 às 16:35
Canal do Exército ocultou 22 vídeos no YouTube
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o presidente Jair Bolsonaro.
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Defesa pediu novamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizar o código-fonte das urnas eletrônicas. No ofício, assinado pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira, é solicitado o acesso ”urgentíssimo” a partir dos procedimentos de fiscalização previstos em resolução da Corte.

O documento endereçado ao até então presidente do TSE, ministro Edson Fachin, estipula o prazo de 2 a 12 de agosto de 2022 para ter acesso ao meio. Entretanto, como conta o Metrópoles, o tribunal confirmou que essa permissão já foi feita no ano passado, em outubro de 2021, para todas as entidades cadastradas para a auditoria, o que inclui as Forças Armadas.

O acesso ao código-fonte – que é um conjunto de comandos escritos em linguagem de programação que compõem um software – permite que a tecnologia seja testada, além de possibilitar o rastreamento de falhas e de sugerir correções. Com isso, é possível checar a confiabilidade do sistema eleitoral.

O ministro da Defesa ainda fez outras solicitações relacionadas no âmbito do grupo técnico das Forças Armadas, como os dados das últimas eleições.

“A ausência das referidas informações poderá prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos da supracitada equipe quanto ao cumprimento das etapas de fiscalização previstas na Resolução do TSE e, também, que há a necessidade de um ponto de contato que facilite as ações de fiscalização”, alega Nogueira no ofício.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link