Apoie o DCM

Na Ucrânia, líder do MBL publica fake news e recebe alerta do Instagram

Fake news de Renan Santos, líder do MBL
Fake news de Renan Santos, líder do MBL, no Instagram.
Foto: Reprodução / Instagram
Foto

O coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos, compartilhou fake news nas redes sociais no último domingo (27/2). Ele publicou no Instagram uma foto de duas crianças em frente a um tanque de guerra, e escreveu a legenda “Ucrânia, 2022”. A imagem, porém, é de 2016.

O Instagram até colocou um aviso na postagem, assinalada como “fora de contexto”. “Verificadores de fatos independentes afirmam que a informação desta publicação está sem contexto e pode enganar as pessoas”, diz o alerta. O post ainda não foi apagado por Renan.

A foto, que faz parte do livro Children of War (Crianças da guerra, em tradução livre), de Dmitry Muravsky, é de 2016 e voltou a circular no sábado (26/2) como se fosse recente. Foi publicada pela primeira vez pelo Ministério da Defesa ucraniano em março de 2016.

LEIA MAIS:

1 – Ucrânia diz a Bolsonaro que não há espaço para neutralidade
2 – Presidente da União Europeia defende adesão da Ucrânia
3 – Papa pede orações pela Ucrânia e Vaticano se oferece como mediador

Líder do MBL e Arthur do Val viajam até a Ucrânia no meio da guerra

Oportunistas, o youtuber Arthur do Val, o MamãeFalei, e o líder do MBL, Renan Santos, resolveram viajar até a Ucrânia no meio da guerra com a Rússia.

Eles querem, claro, fazer campanha política pela pré-candidatura do MamãeFalei para a prefeitura de São Paulo pelo Patriota, partido do ex-juiz Sergio Moro.

E os oportunistas querem posar de pacifistas e de anti-Putin em uma guerra que pode colocá-los em risco de vida. Querem aparecer, em resumo.

O problema: Muito provavelmente eles não conseguirão chegar na Ucrânia. Uma vez que, na situação de guerra em curso, os voos para o país estão cancelados. Eles dizem que tentarão de carro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link