Um mês antes da prisão, reitor da UFSC apontou irregularidades na conduta de corregedor que o delatou

Segundo a Folha, um mês antes de ser preso pela Operação Ouvidos Moucos, que apura desvios no programa Educação à Distância (EaD) na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o então reitor Luis Carlos Cancellier enviou ofício à Controladoria-Geral da União denunciando o corregedor-geral da universidade, Rodolfo Hickel do Prado, em duas investigações.

O depoimento de Prado à Polícia Federal foi o motivo central da prisão de Cancellier, em 14 de setembro, acusado de obstruir uma investigação na UFSC.

A Ouvidos Moucos é comandada pela delegada Erika Mialik  Marena, que liderou a Lava Jato, em Curitiba. Ela pediu a prisão do reitor por cinco dias e seu afastamento da UFSC, o que foi aceito pela juíza Janaína  Cassol. Ele foi solto no dia seguinte pela juíza Marjorie  Freiberguer, que disse não haver provas de ameaça à investigação. A restrição de entrar na UFSC foi mantida.

No dia 2 de outubro o reitor se jogou do sétimo piso de um shopping de Florianópolis. Levava um bilhete no bolso: “A minha morte foi decretada quando fui banido da Universidade!!!”. Ele não é apontado como suspeito de desvios.

No documento enviado à CGU, que fiscaliza a universidade, Cancellier justifica a retirada de dois processos que tramitavam na corregedoria. O primeiro dizia respeito à expulsão de um aluno. O reitor aponta que a norma interna determina que “punições disciplinares a discentes são processadas e julgadas nos colegiados de curso”.

A outra investigação era referente à concessão de bolsas de estudo pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, para o EaD, caso investigado em sigilo pela PF.

Cancellier diz que “a avocação [ato de trazer para a reitoria] ocorreu em razão de obstáculo à solução da questão investigada, com prejuízo a esta universidade”.

Ele relata que Prado requisitou documentos à Capes e se reuniu com seu presidente. A Capes também montou uma comissão para apurar o caso e solicitou ao corregedor informações. Prado recusou-se a repassar dados, argumentando sigilo. Cancellier protestou. “O compartilhamento de informações sigilosas carrega consigo o dever de sua manutenção”, disse.

Prado foi exonerado no início de fevereiro da UFSC. Seu histórico inclui assédio moral, sexual, calúnia, difamação, hostilidade e comportamento persecutório.

O reitor Luis Carlos Cancelier

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Medo do marido faz mulher ser absolvida do crime de omissão no estupro de sua filha

Uma mãe acusada de omissão por não denunciar o estupro de sua filha foi absolvida…

32 minutos ago

Samara Felippo registra BO contra racismo sofrido pela filha em escola de elite

A Polícia Civil do estado de São Paulo vai conduzir uma investigação sobre o caso…

8 horas ago

VÍDEO – Moradores registram tornado no interior do Rio Grande do Sul

Moradores de São Martinho da Serra, no interior do Rio Grande do Sul, capturaram em…

9 horas ago

VÍDEO – Filmagem mostra os últimos instantes do cão Joca com vida

Imagens obtidas pelo programa Fantástico revelaram os últimos momentos conhecidos do golden retriever Joca em…

9 horas ago

Whindersson revela perseguição por stalkers e faz analogia com série “Bebê Rena”

O humorista Whindersson Nunes usou suas redes sociais para compartilhar casos em que foi perseguido…

9 horas ago

Após críticas por música com palavrões, Anitta responde: “Sou p* e todo mundo sabe”

Após o lançamento do álbum “Funk Generation”, na última sexta-feira (26), a cantora Anitta foi…

10 horas ago