Apoie o DCM

União Europeia vai bloquear bens de Putin e chanceler russo na Europa

Sergey Lavrov e Vladimir Putin
Sergey Lavrov e Vladimir Putin

Diplomatas da União Europeia aprovaram, nesta sexta-feira (25) um plano para sancionar o presidente russo, Vladimir Putin, e o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, pela invasão da Ucrânia. A medida vai congelar seus ativos no exterior, segundo dois altos funcionários.

A decisão foi confirmada pouco depois pela ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, após reunião em Bruxelas.

Leia também:

1- VÍDEO: Explosões em Kiev e na cidade portuária ucraniana de Mariupol

2- EUA “aumentam tensões e criam pânico” ao impor sanções à Rússia, diz China

3- Crise: Biden comunica sanções contra a Rússia

Bloqueio a bens de Putin vem junto com outras sanções

O bloqueio de bens, que vem junto a um pacote mais amplo de sanções que a UE aprovou hoje, não afeta a liberdade de Putin ou Lavrov de viajar, segundo as autoridades. A UE procura manter as vias diplomáticas abertas.

Os detalhes da riqueza de Putin são um mistério. Oficialmente, ele quase não possui ativos. Sua renda anual é de cerca de 10 milhões de rublos (US$ 120.850), e ele possui três carros e um apartamento, de acordo com sua última divulgação financeira.

Putin deve enviar delegação para negociar com presidente ucraniano

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que uma delegação diplomática russa, incluindo membros do alto escalão do Ministério das Relações Exteriores, pode negociar com o presidente da Ucrânia. Vladimir Putin quer negociar.

Na sexta-feira, Volodymyr Zelensky estendeu um ramo de oliveira a Putin, propondo negociações, à medida que os combates continuam em todo o país e os russos chegaram à capital do país, Kiev.

“Quero me dirigir novamente ao presidente da Federação Russa. A luta continua por toda a Ucrânia. Vamos sentar à mesa de negociação para impedir perdas humanas”, disse Zelensky, após uma declaração de seu assessor, Mikhail Podolyak.

O assessor afirmou que Kiev “sempre saiu e [ainda] deixa espaço para negociações” apesar de uma “invasão em grande escala” por tropas russas. Essas informações são da Russia Today e da Sputniknews.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link