Crise na Ucrânia: Biden comunica sanções contra a Rússia

Presidente dos EUA disse que Putin vai além de invasão na Ucrânia

Atualizado em 22 de fevereiro de 2022 às 17:00
Biden comunica sanções contra a Rússia
Joe Biden. Foto: AFP

Nesta terça-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou “sanções muito mais duras” contra a Rússia. A medida é em resposta ao reconhecimento de Putin das regiões separatistas ucranianas.

“As sanções foram coordenadas com nosso aliados. Nós vamos bloquear 2 instituições financeiras. Eles não podem mais conseguir levantar dinheiro no Ocidente e nem vender títulos no mercado”, disse. Biden afirmou que irá também impor sanções a elite russa.

Biden, assinou na segunda-feira (21) uma ordem executiva onde aplica sanções sobre as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk, no leste da Ucrânia. O mandatário americano deixou claro que as sanções anunciadas contra a Rússia são apenas o primeiro passo e poderão ser ampliadas.”Não seremos enganados. Se a Rússia vai avançar contra a Ucrânia, terá de enfrentar responsabilidades.”

Leia também:

1- Embaixador brasileiro pede que a Rússia desmobilize tropas na Ucrânia

2- Alemanha suspende autorização de gasoduto que liga país à Rússia

3- Tensão na Ucrânia: Rússia autoriza envio de tropas para ‘manter a paz’ em regiões separatistas

Biden diz que Putin vai além de invasão na Ucrânia

Biden também disse que Putin deve ir além da invasão aos dois territórios na Ucrânia, e que se a Rússia insistir nessa invasão, vai pagar “um preço ainda mais elevado”.

Entre as sanções que devem já ter início nesta quarta-feira (23), estão o bloqueio a duas instituições financeiras russas militares, proibição de negociações com a dívida soberana russa e sanções à elite da Rússia e seus familiares.

Biden afirmou ainda que autorizou forças adicionais e equipamentos militares para reforçar o Mar Báltico. Para o presidente dos EUA, o discurso de Putin desta segunda-feira (21) deixa claro que ele não está aberto a diálogo, mas espera que a diplomacia ainda seja colocada em prática.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link