Tensão na Ucrânia: Rússia autoriza envio de tropas para ‘manter a paz’ em regiões separatistas

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022 às 19:51
Rússia autoriza envio de tropas para 'manter a paz' em regiões de conflito na Ucrânia. Foto de Putin em uma cadeira, assinando um documento. Ele usa terno preto, tem pele branca e é calvo. O fundo está desfocado.
Putin intensifica tensão com a Ucrânia. Foto: Divulgação / Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou o envio de tropas para ‘manter a paz’ em regiões separatistas da Ucrânia. O decreto foi assinado nesta segunda-feira (21) e divulgado pela agência estatal RIA.

A assinatura do decreto aconteceu no mesmo momento em que Putin oficializou o reconhecimento das regiões de Donetsk e Luhansk.  “Após apelo do líder da República Popular de Donetsk, ordeno que o Ministério de Defesa da Federação Russa […] implemente, com suas Forças Armadas, no território de Donetsk a função de manutenção da paz”, afirmou o presidente russo.

Com a decisão de Putin, o processo de paz no leste da Ucrânia pode ser minado. O conflito entre forças do governo e separatistas apoiados pela Rússia já matou cerca de 15 mil pessoas.

Leia mais:

1 – Putin reconhece independência de separatistas da Ucrânia

 

2 – Ataque que destruiu posto de fronteira partiu da Ucrânia, afirma Rússia

 

3 – Ucrânia: “Biden causa conflito porque crê que Europa se emancipou demais”, diz ao DCM deputada ucraniana

Atitude de Putin põe tensão com a Ucrânia em nível crítico

Após a assinatura do documento, o presidente ucraniano, Volodymir Zelenskiy conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Zelenskiy tuitou também que que planeja falar com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e que estava iniciando uma reunião com o conselho de segurança e defesa nacional.

Em reação à declaração de Putin, Johnson disse que reconhecimento de Luhansk e Donetsk viola lei internacional, a soberania e integridade da Ucrânia. Ele disse que “é difícil enxergar como essa situação irá melhorar”.

Segundo informações dos Monitores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), houve mais de 1.500 registros de violações de cessar-fogo em 24 no leste separatista pró-Rússia durante o último sábado (19).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link